Na última semana foram comemoradas duas datas importantes para as pessoas com deficiência. Na terça-feira (21/09) foi o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e na quinta-feira (23) foi o Dia Internacional das Línguas de Sinais. Ambas têm como objetivo promover e estimular o desenvolvimento de iniciativas com foco no bem-estar e acessibilidade destas pessoas no ambiente corporativo. Dentre as demandas deste público está, principalmente, a inclusão no mercado de trabalho. Neste sentido, a RaiaDrogasil se tornou referência no acolhimento e contratação de Pessoas com Deficiência e hoje possui em seu quadro mais de 1.900 funcionários com algum tipo de deficiência. Destes, mais de 50% tem deficiência intelectual e, atuam diretamente em nossas unidades de negócio.
O grupo tem como premissa desenvolver um cuidado que ultrapasse o processo de seleção e que passa, principalmente, pela capacitação e treinamentos para um atendimento mais humanizado, inclusivo e representativo, nas mais de 2.400 lojas da rede em todo País, além dos 11 Centros de Distribuição e na matriz da empresa.
Em 2020, como uma das principais iniciativas para promover acessibilidade a pessoas deficientes auditivas, a Universidade RD lançou um curso à distância de Língua Brasileira de Sinais - Libras, que já conta com a participação de mais de 21 mil funcionários. O curso, criado a pedido dos próprios colaboradores, está disponível na plataforma de capacitação da empresa, para funcionários e seus familiares.
“A iniciativa é fundamental não apenas para capacitar os funcionários para o atendimento aos clientes que se comunicam em Libras, mas, também, para garantir a interação entre os próprios funcionários, já que 8% dos colaboradores da RD possuem algum tipo de deficiência auditiva”, observa a diretora responsável pela Universidade RD, Patricia Vasconcelos Giacomo.
“Fomos surpreendidos positivamente pelo alto engajamento e participação do público interno. Recebemos diversos vídeos dos nossos atendentes treinando e ensinando seus colegas nas lojas, transformando o curso em uma grande plataforma de conteúdo colaborativo. Isso reforça a importância de acolher, de cuidar e de, cada vez mais, oferecer oportunidades de inclusão através da aprendizagem, promovendo acessibilidade para todos na RD.”, conta Fernanda Caracciolo, diretora de Gente e Cultura da RaiaDrogasil.
Recentemente, a RD escalou profissionais com deficiência auditiva ou de fala para as funções de atendimento ao cliente ou caixa. É o caso da Polliany Vaz, funcionária de uma unidade em Goiânia, que é surda. Para facilitar a comunicação, todo o processo de finalização de compra é indicado por meio de placas nas bancadas, apoiando os clientes no relacionamento com ela.
“Sou muito grata à Drogasil e a toda a equipe da loja, que acreditou em mim. Eu era assistente operacional e consegui ser promovida a atendente de caixa. Não foi fácil, mas eu me esforcei e com o apoio de todos da equipe consegui. Me sinto muito bem e feliz. Minha meta é progredir”, conta Polliany.
Sobre a Companhia – A RD – Gente, Saúde e Bem-Estar foi formada em 2011, por meio da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, a empresa encerrará 2021 com mais de 2.400 lojas e presença em todas as unidades da federação.
Atendimento à imprensa RD – RaiaDrogasil
RPMA Comunicação
[email protected] www.rpmacomunicacao.com.br