29/09/2021 às 12h57min - Atualizada em 29/09/2021 às 13h20min

Wyss Center anuncia marcação CE para seu software de visualização de dados cerebrais, Epios Cloud

A plataforma baseada em nuvem permite o monitoramento do cérebro durante longo prazo para um tratamento personalizado

DINO


O Wyss Center anunciou hoje a marcação CE (Conformité Européenne) de dispositivo médico de Classe I para seu software Epios Cloud. O Epios Cloud é um aplicativo baseado na web para o armazenamento, processamento e análise on-line de sinais neurais, incluindo os dados de ultralongo prazo registrados por uma geração emergente de dispositivos para monitoramento remoto do cérebro. Seus novos recursos permitem a navegação contínua de conjuntos de dados que abrangem meses e anos, enquanto o acesso por meio de um navegador web permite que os médicos acessem os dados do paciente em qualquer lugar e a qualquer momento.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210929005758/pt/

Epios Cloud is a web-based application for online storage, processing and review of neural signals, including ultra-long-term data. (Photo: Wyss Center)

Epios Cloud is a web-based application for online storage, processing and review of neural signals, including ultra-long-term data. (Photo: Wyss Center)

Epios Cloud is a web-based application for online storage, processing and review of neural signals, including ultra-long-term data. (Photo: Wyss Center)

Com a flexibilidade de se conectar a dispositivos de gravação cerebral – ou de outros biossinais – pela web, o Epios Cloud proporciona informação sobre várias fontes de dados de longo prazo, permitindo que os médicos desenvolvam análises sob medida para apoiar a tomada de decisões clínicas personalizadas.

Os médicos buscam cada vez mais opções de monitoramento neural ambulatorial durante semanas ou meses. No caso da epilepsia, o monitoramento domiciliar da atividade cerebral durante a vida cotidiana ajudará a caracterizar o tipo e número de convulsões, melhorar o diagnóstico e o planejamento pré-cirúrgico e construir planos de tratamento personalizados.

“Desenvolvemos o Epios Cloud porque precisávamos de um software que rastreasse não apenas quando ocorrem as convulsões, mas também os biossinais associados a eventos de epilepsia. O Epios Cloud nos permite sincronizar dados neurais com frequência cardíaca ou informações de movimento ao longo de meses ou anos. Isso nos dá um vislumbre do que realmente está acontecendo no cérebro durante a vida cotidiana. No futuro, fluxos de dados adicionais poderiam ser facilmente integradosàplataforma para oferecer suporte a outras aplicações clínicas. É importante ressaltar que o armazenamento de dados centralizado permitirá uma mudança fundamental na análise automatizada de dados neurais, permitindo que algoritmos de inteligência artificial aprendam em um lago global de dados em constante crescimento – cujo desenvolvimento já está em andamento”, disse Aleksander Sobolewski, PhD e neurocientista do Wyss Center.

Enquanto o software de eletroencefalograma (EEG) atual está otimizado principalmente para a análise de gravações neurais que duram de minutos a horas, o Epios Cloud está pronto para a transição a gravações de longo prazo – de semanas a meses. Os médicos também podem anotar os dados com eventos da vida real e desenvolver novas análises para apresentar automaticamente as regiões de interesse para complementar a triagem visual.

George Kouvas, MBA e CEO do Wyss Center, afirmou: “O Epios Cloud está configurado para revelar novos conhecimentos sobre a epilepsia em pacientes individuais, abrindo caminho para terapias personalizadas. Agora que o Epios Cloud possui a marcação CE, esperamos conectá-lo a mais modalidades de registro cerebral e levar esta plataforma inovadora de monitoramento cerebral de longo prazo a mais ambientes clínicos ou ambulatoriais em toda a Europa e além. O Epios Cloud também tem potencial para uso na reabilitação de derrames, bem como na neuromodulação de circuitos cerebrais para aplicações de saúde mental”.

O Epios Cloud é um software de dispositivo médico de Segurança Classe A de acordo com IEC 62304 e marcação CE como Classe I de acordo com a Diretiva de Dispositivos Médicos 93/42/EEC. O Epios Cloud se destina a exibir e analisar gravações de eletroencefalograma (EEG) realizadas por dispositivos de EEG usando eletrodos no couro cabeludo e debaixo do couro cabeludo, frequência cardíaca e medições do acelerômetro. O dispositivo deve ser usado por médicos qualificados. A marcação CE indica que um produto foi avaliado e considerado em conformidade com os requisitos de segurança, saúde e proteção ambiental da União Europeia.

FIM

Sobre o Wyss Center for Bio and Neuroengineering, Genebra, Suíça

O Wyss Center é um centro de pesquisa e desenvolvimento independente e sem fins lucrativos, que promove o entendimento do cérebro para realizar terapias e melhorar vidas.

A equipe do Wyss Center, com seus colaboradores acadêmicos, clínicos e do setor industrial, buscam inovações e novas abordagens em neurobiologia, neurorradiologia e neurotecnologia.

Os avanços do Wyss Center revelam percepções únicas sobre os mecanismos inerentesàdinâmica do cérebro e ao tratamento de doenças e para acelerar o desenvolvimento de dispositivos e terapias para necessidades médicas não atendidas.

O Wyss Center foi estabelecido em 2014 por meio de uma generosa doação do empresário e filantropo suíço Hansjörg Wyss. Recursos adicionais de agências de financiamento e outras fontes ajudam o Wyss Center a acelerar sua missão.

www.wysscenter.ch/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Wyss Center

Jo Bowler, diretora de Comunicação

+41 (0) 58 201 03 09

[email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp