Publicidade Móvel: qual o melhor estilo para o sucesso do seu negócio no Brasil?
Já se sabe que os smartphones e as mídias sociais mudaram radicalmente o cenário da publicidade tradicional. Junto a essa transformação, a pandemia acelerou o consumo digital no país e a publicidade móvel ganhou ainda mais força, e se tornou efetiva, porque permite que as empresas tenham taxas de conversão mais altas e, consequentemente, menores custos por cliques e aquisição de clientes, além de favorecer a coleta dados do comportamento dos clientes.
De acordo com o estudo anual do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia), o Brasil tem uma média de 2,1 dispositivos digitais por habitante, isto é, 440 milhões de celulares e computadores no total, sendo 346 milhões de aparelhos móveis.Esses dados reforçam a ideia que o modelo publicidade tende a continuar ganhando popularidade, ainda mais quando analisamos que as expectativas até 2023 é de que esses valores mais que dupliquem no país.
Pensando na necessidade de entendimento da publicidade móvel e aplicação em qualquer estilo de negócio para o sucesso, abaixo, a CleverTap, plataforma SaaS AI-powered, desenvolvida para alavancar estratégias de mobile marketing e omnichannel, com o foco nas companhias que querem melhorar as suas taxas de engajamento e retenção de clientes, também empresa líder em Mobile App Analytics e Marketing definiu esse novo estilo de marketing, fez um levantamento dos diferentes tipos de promoções e destacou as vantagens da publicidade em smartphones, para você descobrir a melhor estratégia de sucesso para a sua empresa.
O que é publicidade móvel?
A publicidade móvel é entendida como qualquer tipo de anúncio veiculado em um dispositivo móvel, smartphone ou tablet. A sua incidência vem no aparecimento em telefones, por meio das mídias sociais, aplicativos, jogos, SMS, streaming de vídeos, sites móveis etc.
O aumento de investimentos destinados a este tipo de publicidade já estava em crescimento, o que foi potencializado pela pandemia, com o surgimento de novas necessidades e o crescente tempo de uso dos smartphones e televisões nesse período. Também, não podemos deixar de lado, a influência da revolução digital que o mundo vem passando e a competitividade do mercado atrelada a ela. Com isso, as marcas foram forçadas a fazer mudanças para criar campanhas que cabem no bolso dos usuários.
Quais as vantagens de investir em publicidade móvel?
Muito tem se falado sobre o aumento das receitas sobre a publicidade nos meios digitais, assim como os dados do Dentsu Ad Spend Report, onde o relatório apontou que o digital será o principal responsável pela retomada dos investimentos publicitários em 2021 e 2022, conquistando pela primeira vez 50% de toda a verba desta área mundial. Ainda relatou que, as redes sociais e serviços de busca serão as principais fontes de crescimento do setor.
Diante disso, cada vez mais empresas estão entrando no movimento e alocando fundos de marketing para esse tipo de publicidade. Para mais disso, há muitos benefícios em investir nessa estratégia, são elas:
Mas, quais os tipos de publicidade móvel para o meu negócio?
Antes de apresentar os modelos, é importante levar em consideração que cada um detém das suas próprias plataformas, designs e técnicas, e por isso, é necessário pensar sobre o seu objetivo final para determinar qual funcionará melhor para a sua campanha:
As marcas podem enviar mensagens anunciando uma venda nas proximidades, promovendo uma grande inauguração em uma cidade específica, e até mesmo incluindo mensagens personalizadas com base no clima, localização do usuário ou padrões de comportamento do usuário.