23/09/2021 às 10h27min - Atualizada em 23/09/2021 às 16h36min

Os malefícios da falta de reconhecimento profissional no trabalho

O reconhecimento dos funcionários tem sido a pedra angular de uma gestão eficaz.

SALA DA NOTÍCIA Luiz Roberto
O reconhecimento dos funcionários tem sido a pedra angular de uma gestão eficaz.

Mas hoje, com o aumento da competição por talentos, as formas como as organizações mostram que valorizam seus funcionários tornaram-se mais importantes do que nunca.


Criar um programa de reconhecimento é um começo então, se você não tiver um, esse é um bom primeiro passo! mas as grandes empresas vão além, reavaliando constantemente as maneiras como recompensam os funcionários.

 

O que é o reconhecimento do funcionário?

O reconhecimento dos funcionários se refere a todas as maneiras pelas quais uma organização mostra seu apreço pelas contribuições dos funcionários. Pode assumir várias formas e pode ou não envolver uma compensação monetária. As empresas reconhecem os funcionários por coisas como:
 
  • Conquistas
  • Exibindo comportamentos desejados
  • Indo acima e além das expectativas
  • Marcos como mandato
 

Por que o reconhecimento do funcionário é importante

Tão forte é nosso desejo de afirmação positiva, especialmente durante os períodos de desenvolvimento, que podemos até perceber uma reação neutra como negativa.
Isso continua sendo verdade à medida que avançamos para o local de trabalho. O reconhecimento do funcionário ajuda a:
  • Reter os melhores talentos
  • Aumentar o envolvimento dos funcionários
  • Incentive o alto desempenho
É importante que você entenda que feedback e recompensa são mais eficazes para motivar os funcionários a fazer seu melhor trabalho.

Então, com que frequência você acha que seu trabalho passou despercebido quando na verdade esperava uma palavra de agradecimento de seu gerente ou colegas de equipe?

Se a resposta for “com frequência”, aqui estão oito maneiras de ajudá-lo a lidar com a falta de reconhecimento no trabalho.
 

8 maneiras de lidar com a falta de reconhecimento profissional:

 

1. Analise a causa raiz


Você precisa ter certeza se sua necessidade de apreciação é mais uma questão organizacional ou pessoal.

Analisar a causa raiz do problema o ajudará a decidir se precisa trabalhar mais consigo mesmo ou se precisa que outras pessoas participem da solução de seus problemas.

Descobrir se o problema tem a ver com sua cultura organizacional, equipe, gerente ou você mesmo o ajudará a lidar com o problema de uma forma mais focada. 

 

2. Saiba o que você precisa

Saber o que constitui a forma mais eficaz de reconhecimento para você é um pré-requisito importante para que você possa comunicar o mesmo àqueles de quem busca reconhecimento.

 

3. Seja o primeiro a apreciar 'Você'

Comece a lidar com um ambiente de não apreciação apreciando a si mesmo. Depois de identificar que tipo de apreciação funciona melhor para você, é mais fácil criar o mesmo sentimento por si mesmo.

Quando você não estiver mais perturbado pelo total falta de motivação, comece gradualmente a comunicar seus sentimentos aos outros.

 

4. Aprecie os outros

Um ambiente de trabalho positivo é a chave para alcançar maior eficiência. De acordo com estudos de Hawthorne, um ambiente de trabalho positivo está diretamente relacionado à produtividade de uma empresa.

Reconheça a necessidade de reconhecimento nos outros e responda a isso sempre que houver uma oportunidade. Apreciar genuinamente as conquistas dos outros o ajudará a criar um canal aberto que seja benéfico para você e para seus colegas de equipe.

 

5. Avalie o seu desempenho objetivamente

Para saber se é devidamente reconhecido ou não, é importante que avalie primeiro a sua contribuição para ajudar a sua equipa a atingir os seus objetivos de negócio.

Considere fatos e números para comparar seu desempenho atual com o do passado. Esta avaliação o ajudará mais em sua discussão com seu gerente sobre o assunto.

 

6. Comunique-se com seu gerente

Considerando que o seu gerente é em grande parte aquele que afeta o seu reconhecimento no trabalho, comunicar-se com ele é um dos fatores mais cruciais para lidar com a falta de reconhecimento no trabalho.

É importante falar quando você acha que seu trabalho e esforços não foram reconhecidos. Além disso, você nem sempre pode esperar que seu gerente saiba o que o motiva.

Comunicar claramente os fatores que o fazem se sentir desmotivado no trabalho pode ajudá-lo a evitar uma situação estressante no local de trabalho.

 

7. Compreenda a perspectiva do seu chefe

É importante que você analise a causa raiz, entenda as expectativas de seu gerente em termos de trabalho, enquanto compartilha as suas próprias em termos de agradecimento.

Discuta as metas de negócios e as expectativas de sua função com seu gerente para alcançá-las. Isso o ajudará a fazer uma análise de suposições versus realidade para descobrir onde as coisas precisam ser melhoradas.

Se as coisas não melhorarem mesmo depois de você ter feito um esforço significativo, será necessário descobrir uma maneira diferente de resolver o problema.

 

8.  Participe com suas sugestões

Compartilhe com seu gerente sua visão de um bom sistema que reconhece o trabalho dos funcionários.

Você pode ter ideias como o anúncio semanal do melhor desempenho da equipe, uma troca de notas de agradecimento entre os membros da equipe, uma pequena cerimônia de premiação, etc, enquanto discute maneiras de melhorar o reconhecimento em seu local de trabalho.

Ser reconhecido no trabalho é um processo bidirecional. É importante se concentrar nas áreas em que você precisa melhorar e também se comunicar com seu gerente quando você merece mais do que o que está recebendo.

Trabalhar por conta própria para conseguir o que busca em seu local de trabalho pode ajudá-lo a enfrentar a decepção decorrente da falta de reconhecimento e também a crescer pessoalmente.
 
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