27/06/2012 às 00h00min - Atualizada em 27/06/2012 às 00h00min

42º Festival Nacional da Canção divulga músicas selecionadas

O evento começa em agosto e será realizado em seis cidades mineiras, São Paulo representa 23% das canções inscritas

Assessoria de Imprensa - Fenac 2012

Cerca de 3.200 músicas de compositores de 24 estados diferentes foram inscritas no 42º Festival Nacional da Canção (Fenac), considerado o maior festival de música do Brasil. Durante 15 dias uma comissão julgadora, formada para essa finalidade, selecionou as 140 músicas que concorrerão ao troféu Lamartine Babo e R$200 mil em prêmios.

Segundo os organizadores, a escolha dos jurados contemplou todas as regiões brasileiras deixando uma mostra bem representativa da música que está sendo feita no país. Cerca de 23% das canções inscritas no Fenac são do estado de São Paulo.

Dividido em cinco etapas eliminatórias, o 42º Fenac começará em Extrema nos dias 3 e 4 de agosto e acontecerá dias 10 e 11 de agosto em Formiga, 17 e 18 de agosto em Pouso Alegre, 24 e 25 de agosto em Guapé, 31 de agosto e 1 de setembro em Varginha. Nos dias 6, 7 e 8 de setembro acontecerão as semifinais e a grande final, em Boa Esperança, no Sul de Minas.

As músicas classificadas serão divididas em grupos de 28, que se apresentarão em cada uma das cidades sedes. Em cada etapa, seis delas serão escolhidas pelo júri, totalizando as 30 canções semifinalistas.

EVENTOS CULTURAIS

Nas seis cidades onde acontecerá o 42º Festival Nacional da Canção a população terá acesso gratuito, nas ruas e praças, às mostras de teatro, dança, mágica, artes plásticas, música instrumental e erudita. O concurso literário “Jovens Compositores” será realizado nas escolas de primeiro e segundo graus dos municípios. As poesias vencedoras serão publicadas nos livros de música do evento.

Com uma vitoriosa história de 42 anos o Festival Nacional da Canção é hoje o principal palco para os grandes talentos da MPB. Sem restrições a gêneros, épocas e ritmos o festival é uma união cultural que reflete a cara do país. Ele recebe o apoio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

CLASSIFICAÇÃO

Confira as músicas classificadas e que se apresentarão nas cidades sedes pelo www.festivalnacionaldacancao.com.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »