16/09/2021 às 10h49min - Atualizada em 16/09/2021 às 14h56min

São Judas realiza o simpósio ‘Atividade Física na Sociedade do Sedentaris

A iniciativa da Pós-Graduação Stricto Sensu da São Judas vai discutir perspectivas e entendimentos sobre os cuidados para a promoção da saúde

SALA DA NOTÍCIA Priscila Ventura
As atividades físicas são conhecidas por fazerem bem ao corpo e à mente, podendo ser feita como lazer e bem-estar, mas seus benefícios vão além. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças como infarto, AVC, pressão alta, diabetes tipo 2, além de contribuir para amenizar sintomas de depressão e ansiedade. Pensando em promover um debate entre profissionais da área da saúde, a Universidade São Judas, que integra o ecossistema Ânima Educação, realiza o simpósio ‘Atividade Física na Sociedade do Sedentarismo: O que pode ser feito?’. O evento acontece nos dias 17 e 18 de setembro, de forma on-line e transmissão gratuita no YouTube. As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do link clicando aqui.

A realização do simpósio é uma iniciativa dos cursos de Pós-Graduação em Stricto Sensu da São Judas. A programação está repleta de pesquisadores nacionais e internacionais em promoção da saúde e educação em saúde que evidenciam a visão multiprofissional do tema. Profissionais como Prof. Dr. Pedro Hallal da Universiade de Pelotas e coordenador do maior estudo de COVID19 no Brasil estará abrindo o evento, e Prof. Dr. Alex Florindo, USP, Prof. Dr. Douglas Andrade, USP, Profa. Dra. Marilia Velardi da USP-EACHS, Prof. Dr. Rodrigo Reis, Public Health Brown School, Washington University, e Profa. Dra. Nina Wallesrtein, University of New Mexico, vão ministrar palestras e participar de mesas redondas sobre a epidemiologia na promoção da saúde, atividade física na promoção da saúde frente às políticas públicas, como o ambiente construído favorece a prática da atividade física e a importância do empoderamento na promoção da saúde.

A programação do evento, repleta de especialistas nos temas, será distribuída entre os dias 17 e 18 de setembro. Na sexta-feira, 17, a abertura acontece às 13h com participação da Profa. Dra. Sandra Ortiz, São Judas, e Profa. Dra. Maria Luiza de Jesus Miranda, São Judas, com encerramento às 18h. No dia seguinte, sábado, 18, as atividades iniciam às 9h, com uma mesa redonda sobre ‘Educação para a Saúde: desafios na realidade brasileira ao longo da vida’, com Profa. Dra. Bruna Marques, São Judas, e Profa. Dra. Gisele Zanca, São Judas. O encerramento será às 17:45, com uma mesa redonda sobre Perspectivas Motivacionais na Promoção da Saúde, com Prof. Dr. Marcelo Zanetti, São Judas, Prof. Dr. Aylton Figueira Junior, São Judas, Prof. Dr. José Maria Montiel, São Judas.

Para Aylton Figueira, professor e um dos líderes do evento, essa é uma grande oportunidade para fomentar o debate sobre um assunto que é de grande importância para sociedade. “Nós vamos reunir pesquisadores especialistas mundiais em promoção da saúde para evidenciar as atividades e desafios enfrentados por todos os profissionais da área da saúde. Vamos falar de um tema que é de amplo interesse por meio de palestras, mesas redondas e bate-papos acerca das perspectivas e entendimentos amplos sobre os cuidados para a promoção da saúde”, ressalta.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »