15/09/2021 às 17h13min - Atualizada em 16/09/2021 às 00h00min

inovabra e 100 Open Startups se unem para democratizar a prática de open innovation no país

Além de outras ações, o ranking TOP 100 Open Startups 2021 terá patrocínio inovabra e contará com a categoria especial TOP 10 ESG inovabra

SALA DA NOTÍCIA emilly moreira
Divulgação - Logo

São Paulo, setembro de 2021 - Atores de alta relevância no ecossistema de inovação brasileiro, o inovabra e a 100 Open Startups acabam de firmar uma parceria com o propósito de escalar o número de conexões entre empresas e startups, fomentar e estimular o acesso de novos players para a open innovation e potencializar a geração de negócios sustentáveis no ecossistema. 

 

Por meio do acordo, o inovabra – ecossistema de inovação do Bradesco – será o patrocinador oficial e parceiro estratégico da principal categoria do Ranking 100 Open Startups, a TOP 100 Open Startups. Além disso, o Bradesco e suas corporações parceiras também poderão utilizar a plataforma digital da 100 Open Startups para lançamento de desafios de inovação e para ampliar conexões e oportunidades com as startups cadastradas. 

 

Outra novidade é o lançamento da categoria TOP 10 ESG inovabra, que vai reconhecer iniciativas e soluções relacionadas ao meio ambiente, à responsabilidade social e às boas práticas de governança corporativa. As startups premiadas nessa categoria terão direito a se tornarem membros do inovabra habitat, ambiente de coinovação do Bradesco, e ter acesso aos desafios de negócios lançados pelas corporações, além de participar dos eventos de conexão físicos ou remotos. 

 

“A dinâmica do Ranking permanece baseada estritamente em dados gerados e validados, sem subjetividade, interpretações ou previsões. A parceria com o inovabra será uma oportunidade de proporcionar ainda mais reconhecimento e destaque para as corporações e startups premiadas. Queremos que essa união seja um motor para ampliar a visibilidade do ecossistema de open innovation e de soluções que trazem benefícios para a sociedade”, comenta Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups.  

 

O inovabra também será parceiro estratégico da edição de novembro da Open Innovation Week | Oiweek Digital Especial ESG, principal encontro de open innovation do país,  promovido pela plataforma 100 Open Startups para troca de conhecimento, cocriação de soluções e geração de negócios em inovação. Durante a semana, serão impulsionadas conexões entre as empresas que buscam soluções habilitadoras de negócios sustentáveis e as startups premiadas da categoria TOP 10 ESG do Ranking. 

 

“A parceria com a 100 Open vai trazer um impulso adicional ao ecossistema que já vem crescendo ano a ano, propiciando a entrada de novas empresas na jornada da inovação aberta. Para o inovabra é uma forma de ampliar o portfólio de soluções maduras que podem ser utilizadas pelo Bradesco ou pelos seus clientes membros do inovabra habitat, principalmente as soluções para a pauta ESG”, afirma o superintendente executivo do Departamento de Pesquisa e Inovação do Bradesco, Fernando Freitas.  

 

Sobre o Ranking 100 Open Startups 

Chegando a sua sexta edição, a premiação é resultado de um processo anual que mede a atratividade das startups para o mercado corporativo e as corporações líderes em open innovation com startups, de forma objetiva, por meio dos contratos validados entre corporações e startups. Segundo dados preliminares do Ranking 2021, nos últimos 12 meses, mais de 3,2 mil corporações possuem contratos com mais de 2,2 mil startups, número que já supera largamente o ano anterior, quando quase 2 mil companhias mantinham contratos com cerca de 1,3 mil startups. Neste recorte do Ranking 2021, o número de contratos registrados já ultrapassou a somatória dos últimos 5 anos, com cerca de 26 mil contratos, o que representa um crescimento de 95% em relação à edição 2020. 

 

Sobre a 100 Open Startups 

A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week - Oiweek, comunidade que reúne mais de 150 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de mais de 39 mil acordos de open innovation e R$ 2 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são 18.200 startups e 3.600 corporações participantes da plataforma. 

 

Sobre o inovabra 

Para ampliar continuamente sua capacidade de inovação em um cenário de constante transformação, o Bradesco estruturou o inovabra, desenvolvido a partir de um ecossistema de programas baseados em coinovação. O inovabra promove a colaboração entre Bradesco, empresas parcerias, startups, investidores e mentores, endereçando os desafios e a sustentabilidade dos negócios a longo prazo. Fazem parte do inovabra os seguintes programas: inovabra habitat, inovabra lab, inovabra ventures, inovabra polos e inovabra pesquisa. 

 

Inaugurado em 2018, o inovabra habitat é um dos programas mais conhecidos do ecossistema inovabra. Hoje, tem 200 startups, 78 grandes empresas residentes, 6 centros parceiros e mais de 2.000 startups junto à sua plataforma digital. Em 2020, lançou seu modelo “conectado”, que permite que startups e corporações de fora de São Paulo também sejam habitantes, porém de forma remota. Quarenta e quatro empresas já aderiram a este modelo. Nos últimos três anos o inovabra habitat realizou mais de 1.200 atividades de coinovação, cerca de 2.500 eventos, com mais de 163 mil participantes, fechou cerca de 500 contratos e teve 11 startups investidas pelo inovabra ventures.   

 

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA – 100 OPEN STARTUPS 

OLIVER PRESS / (11) 3034-0743 / 3031-1793 

Juliana Oliveira - (11) 98398-5305 - juliana@oliverpress.com.br 

Patricia Hidaka - (11) 988110052 - patricia@oliverpress.com.br 

Elaine Tessarolo - (11) 99996-7938 - elaine@oliverpress.com.br 

Vanessa Costa - (51) 98274-4949 - vanessa@oliverpress.com.br 

Beatriz Ribeiro- (11) 97968-3109 - beatriz@oliverpress.com.br 

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA – INOVABRA 

bradesco@maquinacw.com 

Maria Máximo – (11) 93098-9697 - maria.maximo@maquinacw.com 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »