25/04/2012 às 23h32min - Atualizada em 25/04/2012 às 23h32min

Poesia é destaque na programação da Casa das Rosas para a Virada Cultural 2012

Apresentações musicais, teatro infantil e leitura poética com 12 horas de duração contribuem para a difusão da poesia durante o megaevento

Assessoria de Imprensa – Casa das Rosas (foto: Dirceu Rodrigues)

Nos dias 5 e 6 de maio, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, participa da Virada Cultural 2012 promovendo a Virada da Poesia.
No decorrer do sábado, 5, Alice Ruiz, Marcelino Freire, Evandro Affonso Ferreira e Ademir Assunção, alguns dos mais importantes escritores do Brasil, hoje, apresentam-se na Virada da Casa, que também traz os performers Lucio Agra, Orlando Scarpa e Ismar Tirelli, além do Grupo Riverão, o qual vai fazer a leitura integral do romance Catatau, de Paulo Leminski, madrugada adentro. Os fundadores do Sarau da Cooperifa, Sérgio Vaz e Marco Antônio Pezão, promovem um sarau especial, à meia-noite. Bastante ligados à poesia contemporânea, os músicos Alzira Espíndola e Cid Campos completam a programação destinada aos adultos.
Para os pequenos, o domingo promete: haverá oficinas de bonecos para crianças e apresentação da peça A Bruxinha, baseada na obra de Eva Furnari, encenada pela Cia. Truks de Bonecos.
As mais de 24 horas de programação terminam com a Patuscada, reunindo poetas como Marco Aqueiva, Lilian Aquino, Vlado Lima e Elisa Andrade Buzzo, entre outros. Confira a programação completa:
 

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO

16h
Visita especial: Olhar e olhar de novo
Descobrindo a Casa das Rosas por meio do olhar.
Com Núcleo Educativo da Casa das Rosas.
Os visitantes explorarão a Casa a partir de fotografias de seus detalhes, refletindo sobre seu sentido no passado e no presente.

18h
Sarau: Todos os sons
Curadoria: Lucas Nemeth.
Músico: Orlando Scarpa.
Poeta: Ismar Tirelli.
Esta série pretende explorar os férteis e diversos pontos de encontro entre música e poesia, ampliando os limites da canção e criando diálogo entre as duas linguagens.

19h
Apresentação: Energia Brasileira Natural
Por Lucio Agra.
A proposta é uma reperformance, uma leitura crítica do trabalho do duo espanhol Los Torreznos, chamado "Energía Espanhola Normal". Em vez da dupla, a “re-versão” brasileira usará um único performer e algumas modificações, já perceptíveis a partir do título, mantendo o questionamento básico à normalidade e aos comportamentos tidos como "típicos" e "naturais".

20h
Show: Paralelas
Com Alice Ruiz e Alzira Espíndola.
Este show, simbiose de música, poesia e literatura, reúne as parceiras Alzira Espíndola e Alice Ruiz, que se conheceram em 1989, por intermédio de Itamar Assumpção, parceiro de ambas.

22h
Show: Poesia é Risco no Lago da Palavra
Com Cid Campos.
Cid Campos traz, neste show, um mix de seus três CDs: Poesia é Risco, No Lago do Olho e Fala da Palavra. A Poesia Concreta comparece com destaque através da musicalização e/ou oralização de poemas de Augusto e Haroldo de Campos, José Lino Grünewald e Ronaldo Azeredo.

Das Katatau – Catatau lido e relido
Leitura do livro Catatau, de Leminski.
Duração: 12 horas.
Por Lucio Agra e grupo Riverão.
Leitura performática integral de Catatau, de Paulo Leminski, realizada por Lucio Agra, com o grupo Riverão (Diego Sampaio, Gabriel Kerhart e Valter von Wolgenweide). Durante a madrugada, num percurso de aproximadamente 12 horas, o grupo, junto ou em revezamento, fará a leitura da prosa poética de Paulo Leminski.

DOMINGO
0h

Sarau: Grande Encontro
Com Sérgio Vaz e Pezão.
O sarau reunirá dois grandes fundadores da Cooperifa em um evento totalmente aberto à participação do público, para a celebração da poesia.

2h
Um Ensaio Literário
Com Evandro Affonso Ferreira e Marcelino Freire.
Numa bem-humorada performance, os dois amigos, além de lerem trechos de seus trabalhos, conversam sobre suas referências literárias, ofício e vocação artística. O público também poderá participar fazendo perguntas aos autores.

4h
Show de Ademir Assunção e Banda
Ademir Assunção apresenta uma surpreendente fusão de poesia, blues e rock’n’roll, com sua banda formada por Marcelo Watanabe (guitarra e vocais), Caio Góes (contrabaixo) e Caio Dohogne (bateria).

10h30 – PROGRAMAÇÃO INFANTIL
Oficina de bonecos de corda
Com Paulo Farah André.
A oficina propõe a construção de bonecos e bonecas tendo, como elementos principais, cordas, cordões, fios e lãs. As crianças poderão levar os bonecos para casa no final da atividade.

13h – PROGRAMAÇÃO INFANTIL
Teatro: A Bruxinha
Com Cia. Truks.
A peça traz para os palcos a famosa personagem de Eva Furnari. Com muita simplicidade e momentos de poesia, a Bruxinha nos cativa e encanta com suas pequenas manias, gestos e jeitos. Revela-nos outra face da realidade, carregada de fantasia.

14h30 PROGRAMAÇÃO INFANTIL
Espetáculo musical: Caixa dos Sons Imaginários
Com Grupo Batucantante.
Será que tudo tem um som? Como é o som do vento? Que som faz um "desbuzifonelificador"? Como se faz som de instrumento musical sem o instrumento? E o que acontece quando o som resolve dormir? Com a ajuda de uma caixa colorida, o Batucantante estimula a imaginação das crianças com um repertório repleto de brincadeiras.

16h
Patuscada!
Sarau da Editora Patuá.
Autores convidados: Aline Rocha, Eduardo Lacerda, Leonardo Mathias, Elisa Andrade Buzzo, Vlado Lima, Anderson Lucarezi, Juliana Bernardo, Lilian Aquino, Lucas Puntel Carrasco, Barbara Leite, Willian Delarte, Israel Antonini, Lígia Araújo, Acauam Oliveira, José Vírgínio, Marco Aqueiva, Fatyma Bryto, Rogério Fernandes, Leandro Rafael Perez, Nestor Lampros.
O sarau reunirá, no encerramento da Virada Cultural 2012 da Casa das Rosas, uma amostra da poesia brasileira contemporânea, trazendo ao palco, para leitura de poemas, alguns dos autores publicados pela Editora Patuá nos anos de 2011 e 2012.

SERVIÇO
Virada Cultural 2012 – Virada da Poesia na Casa das Rosas

Sábado, 5, e domingo, 6 de maio.
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74.
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Blog: www.casadasrosas-sp.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: http://www.facebook.com/casadasrosas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »