25/06/2012 às 00h43min - Atualizada em 25/06/2012 às 00h43min

Waze chega oficialmente ao Brasil

O presidente e fundador da Waze, Uri Levine, veio ao Brasil anunciar a versão brasileira do aplicativo social de trânsito que tem mais de 20 milhões de usuários no mundo.

Grupo Casa

O Waze, aplicativo para telefones móveis que permite que os usuários interajam sobre o trânsito em tempo real, está disponível oficialmente ao público brasileiro a partir deste mês. Os usuários podem baixar o App gratuitamente nas lojas virtuais dos seus aparelhos ou no site oficial do aplicativo (http://www.waze.com/download/).

Desde que foi lançado nos EUA em 2009, Waze angariou mais de 20 milhões de usuários no mundo todo e esse número cresce, atualmente a taxa de um milhão por mês. No Brasil, mesmo sem ter começado a atuar formalmente por aqui, temos atualmente 400 mil Wazers (como são chamados os usuários do App), e o crescimento desse público chega a 15 mil por mês, sendo que desses 400 mil, 15 mil atuam ativamente nos horários de pico nas ruas brasileiras.

A chegada da empresa no Brasil já trouxe novos benefícios aos usuários, tais como novos e melhores mapas, um sistema de pontuação mais ativo, e a melhoria da comunicação entre a empresa e o "wazer", com uma interação maior entre o App e o usuário final.

O israelense Uri Levine, presidente da empresa, veio ao Brasil para firmar uma parceria com a Multispectral, “que fez os mapas muito melhores no que se refere à colaboração do mapa atual com o crowd sourcing. Isso tornou possível ter uma atualização extremamente eficiente para os motoristas. Esperamos atingir um milhão de motoristas este ano”, comentou ele.

O arquiteto de Ribeirão Preto Marcelo Panico foi um dos primeiros Wazers no Brasil e hoje é considerado um heavy user. "O que mais me chamou atenção é que o Waze aprende as minhas rotas mais frequentes, ele parece que adivinha aonde eu vou", diz ele. "E o que mais gosto é que posso editar o mapa do meu jeito", completa.

Segundo Levine o Brasil é o quarto maior mercado mundial de veículos e esta realidade o torna uma excelente oportunidade para o Waze, pois a ferramenta permite criar uma comunidade de motoristas que terão a oportunidade de se ajudar mutuamente.

"Sempre procurei por soluções GPS que me fizessem fugir dos engarrafamentos, mas todas as que encontravam eram baseados em 'informações oficiais'. Aí um amigo me apresentou o Waze, e depois que ele me explicou o funcionamento, nunca mais busquei outra solução em GPS", conta André Felício, morador de Salvador - Bahia. "A interação dos usuários é 90% do que faz o app ser tão bom. Outros pontos fortes são o Crowdsourcing e a edição colaborativa dos mapas", completou.

 

Facebook Fan page: http://www.facebook.com/WazeBrasilOficial e nosso twitter: @waze_br

 

Quem é a Waze

Waze lançou sua primeira aplicação móvel em Israel, onde foi baixado por mais de 80.000 motoristas e é ferramenta de navegação que mais cresce nesse mercado. Em menos de um ano, a comunidade criou o mapa navegável inteiro do zero. As informações de trânsito foram sendo construídas pela comunidade em tempo real atingindo cerca de 90% de cobertura e prevendo o 'tempo estimado de chegada " com mais de 85% de precisão. Waze tem dezenas de milhares de usuários diários no mundo.

"O mercado de tecnologia de navegação está rapidamente mudando para dispositivos conectados, liderado pela proliferação de smartphones com GPS e com acesso à banda larga", disse Mark Fitzgerald da Strategy Analytics. "O mapa tradicional torna as tecnologias intensivas de trabalho muito caras. Mapas em tempo real em dispositivos móveis tornam o custo mais acessível . A comunidade interagindo com o mapa, fornecendo informações sobre as condições da estrada facilita e barateia os custos. É como um mapa para a geração móvel, assim como a Wikipedia serve de enciclopédia para a geração de Internet. "

Histórico do parceiro:

A Multispectral foi fundada em 1989, e foi a primeira empresa a produzir mapas para localização e rotas no Brasil. Seus produtos para navegação GPS contêm mais de 2.800 cidades navegáveis no país, e são utilizadas por mais de 15.000 clientes. Todos os mapas e fotos aéreas produzidos pela Multispectral estão disponíveis gratuitamente no site www.geoportal.com.br, e podem ser utilizados e customizados via internet através de API para desenvolvedores. A parceria entre Waze e Multispectral foi firmada em janeiro de 2012.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »