04/08/2021 às 19h26min - Atualizada em 05/08/2021 às 00h00min

GURI na Capital e Grande São Paulo retoma atividades presenciais

Inscrições para os cursos de música podem ser realizadas até o dia 20 de agosto, nos 44 polos do Guri

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/orgaos-governamentais/secretaria-da-cultura/projeto-guri/guri-na-capital-e-grande-sao-paulo-retoma-atividades-presenciais/

O GURI na Capital e Grande São Paulo – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura – se prepara para receber seus alunos presencialmente e abre inscrições até o dia 20 de agosto. Os interessados devem realizar a matrícula diretamente no polo de sua preferência.

Na Capital e Grande São Paulo, dos 44 polos de ensino, 33 passaram pelas adaptações necessárias para promover um retorno presencial seguro. Os demais continuarão suas atividades exclusivamente remotas.

Na primeira etapa de retorno, serão retomadas as aulas presenciais de instrumentos e atividades musicais em que sejam possíveis o uso de máscara, sempre respeitando o limite de pessoas por sala e o distanciamento seguro. Os cursos que impossibilitam a performance sem máscara continuarão virtuais. Cada instrumento será utilizado por um único aluno ou aluna a cada semana, não havendo compartilhamento do mesmo instrumento musical.

O início será semi-presencial com aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, cavaquinho, contrabaixo elétrico, guitarra, violão, percussão, Atividades Musicais – para alunos e alunas de sopros e canto – e Iniciação Musical para Crianças.

Todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades e pelo Plano São Paulo serão respeitados, tais como, o distanciamento social, a higienização regular das salas e espaços, a disponibilização de álcool gel,a aferição da temperatura na chegada de alunos, professores e colaboradores e o uso obrigatório de máscaras.

Inscrições e Matrículas 

Para participar do GURI não é preciso ter nenhum conhecimento prévio em música. As vagas são distribuídas pelos 44 polos na cidade de São Paulo e na região metropolitana. A oferta de cursos e instrumentos varia de acordo com cada Polo.

Para realizar a matrícula, é necessário entrar em contato diretamente com o polo em que deseja estudar para realizar o agendamento do atendimento presencial. O aluno ou aluna deverá estar acompanhado pelo responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.

Atualmente, o programa atende cerca de 13 mil crianças e adolescentes de 6 a 18 anos e para poder se inscrever e iniciar os estudos no GURI, o interessado precisa necessariamente estar matriculado em uma escola regular, seja da rede pública ou particular. Alguns polos oferecem ainda o curso de Iniciação Musical para Adultos, voltado para maiores de 18 anos.

Os alunos e alunas podem optar por instrumentos como violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, fagote, oboé, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, contrabaixo elétrico e guitarra, entre tantos outros e os cursos têm duração de dois a quatro anos. O programa também oferece aulas de canto.

Para conferir a lista completa dos cursos, o local onde estão instalados os polos e os contatos de cada polo acesse a página do Guri na internet: www.gurisantamarcelina.org.br.

Sobre o Guri – Capital e Grande São Paulo 

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

Sobre a Santa Marcelina Cultura 

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e Grande São Paulo, pela Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e pelo Theatro São Pedro. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade.

O post GURI na Capital e Grande São Paulo retoma atividades presenciais apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/orgaos-governamentais/secretaria-da-cultura/projeto-guri/guri-na-capital-e-grande-sao-paulo-retoma-atividades-presenciais/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp