03/08/2021 às 12h02min - Atualizada em 03/08/2021 às 15h08min

Boa alimentação pode ajudar no combate ao coronavírus

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Estamos vivendo uma pandemia, causada por um vírus (coronavírus) que trouxe desafios para todos nós, não é mesmo?! O coronavírus, por ser um vírus novo e, de certa forma, potente, causou inúmeras mortes. 

Quantos de nós não perdemos parentes e amigos ou conhecemos pessoas que tiveram essas perdas? Além das mortes, foi-se percebendo que a doença  também causa sequelas.  

É sabido que há alguns grupos de indivíduos que compõem os chamados “grupos de risco” para a covid-19, entre eles estão os imunossuprimidos – pessoas que de alguma forma estão com a imunidade prejudicada -, e ao longo desse artigo vamos perceber como isso acontece. 

Vamos compreender também algumas formas de fazer com que o sistema imunológico se mantenha estável e forte. Você precisa saber que essa é uma excelente alternativa para vencer a doença.  

Como uma boa alimentação pode contribuir no combate ao coronavírus? 

Para que o sistema imune se fortaleça, uma alimentação saudável é imprescindível, uma vez que por meio de uma boa alimentação nosso corpo é suplementado por vitaminas, minerais, proteínas, antioxidantes, que ajudam na defesa imunológica e na manutenção do bem-estar.

O diabetes, a obesidade e as doenças cardiovasculares, fazem parte das doenças que acometem os indivíduos do grupo de risco para covid-19, e essas doenças têm um ponto em comum: ambas são causadas e/ou agravadas pela má alimentação. 

Logo, subentende-se que alimentar-se de forma saudável e equilibrada, faz com que as pessoas estejam mais preparadas tanto para combater os vírus, quanto para se manterem livres de outras doenças. 

Acontece que, para muitos outros vírus já existem vacinas que são aplicadas desde os primeiros anos de vida da criança, mas, como o coronavírus é recente, a vacinação ainda não está ao alcance de toda a população. 

Nesse sentido, as pessoas devem buscar formas preventivas para combater a doença, dentre as quais se tem o fortalecimento do sistema imunológico através de uma dieta balanceada. 

Quais são os melhores alimentos?

Uma boa alimentação faz com que o sistema imune da pessoa se fortaleça e resista aos ataques do vírus. 

A vitamina C é um suplemento importantíssimo quando falamos em resposta imune, e ela é encontrada, em menor ou maior quantidade, em todas as frutas e verduras. 

Mas, caso você não goste de alguma fruta ou verdura, as opções são variadas, seguem algumas: 

  • brócolis, 
  • couve, 
  • pimentão amarelo, 
  • caju, 
  • goiaba, 
  • manga, 
  • mamão, 
  • acerola, 
  • kiwi, 
  • laranja, 
  • suco de limão puro, 
  • morango, 
  • abacaxi, 
  • salsa,
  • tangerina. 

Com todas essas opções, vitamina C é o que não vai faltar, não é mesmo? Além do consumo de alimentos nutritivos, o consumo de água é essencial para manter uma imunidade robusta, afinal, ela compõe 70% do corpo humano. 

A água é responsável por transportar os nutrientes e demais compostos no sangue, além de hidratar e realizar a expulsão de substâncias tóxicas do corpo, dessa forma, sua importância é inegável. 

Você já ouviu falar que água e óleo não se misturam? 

Então aqui essa premissa também tem uma relação: ao passo que o consumo de água é essencial e dificilmente chega a níveis considerados tóxicos, o consumo de gordura e óleo deve ser moderado.

Como melhorar os hábitos alimentares para contribuir no combate ao coronavírus?

O consumo desenfreado de alimentos gordurosos, principalmente dos alimentos ricos em gorduras saturadas, é responsável pelo desencadeamento de uma série de doenças e, consequentemente, comprometimento do sistema imunológico. Então, o que devemos fazer? 

Para dar uma equilibrada é preferível que se consuma gorduras insaturadas em vez de gorduras saturadas, carnes brancas no lugar de carne vermelha e é bom evitar o consumo de gorduras trans produzidas industrialmente, ainda, caso seja possível, é bom optar por versões de leite e laticínios com baixo teor de gordura.

Muitas pessoas, ao se estressarem muito, recorrem aos alimentos - em busca de prazer e alívio momentâneos -, que, normalmente, não são as frutas e vegetais, mas alimentos ricos em açúcares e gorduras. 

Tudo bem fazer isso de vez em quando, mas para algumas pessoas esses momentos de recompensa vão se tornando cada vez mais frequentes, chegando a se tornar um vício. 

O fato de ter que lidar com o coronavírus de forma tão rápida e intensa, fez com que muitas pessoas entrassem em um estado de estresse e ansiedade, pois tudo é muito incerto. Mas é preciso manter o equilíbrio e entender que em um momento como esse, se alimentar de forma saudável é ainda mais importante, pois um bom estado nutricional garante um bom sistema imunológico, que, por sua vez, proporciona uma grande resistência ao coronavírus. 

Acontece que cada pessoa possui um organismo próprio e carece de nutrientes próprios também, por isso, o ideal é que você seja acompanhado por profissionais capacitados para te orientar quanto à sua nutrição. 

Nesse sentido, usar o plano de saúde corporativo é uma excelente opção, você não precisa se preocupar, pois temos excelentes profissionais, capacitados para atender todas as suas demandas e deixar o seu sistema imunológico forte e resistente a qualquer doença. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »