30/07/2021 às 17h14min - Atualizada em 30/07/2021 às 17h16min

Sistema Ailos se une a Topaz e AWS para implantação de novo core bancário em nuvem

Iniciativa vai impactar mais de 1 milhão de cooperados - número que deve dobrar até 2025

SALA DA NOTÍCIA Carolina Amaral
O Sistema Ailos, em colaboração com Amazon Web Services (AWS) e Topaz, está iniciando a implementação de sua jornada para computação em nuvem do novo core bancário das 13 cooperativas singulares que compõem o Sistema Ailos, respectivamente. Essa é a etapa fundacional do Programa de Transformação Digital pelo qual o Sistema está passando, conforme previsto no planejamento estratégico dos próximos 10 anos. No total, essa jornada conta com 16 iniciativas, sendo essa a maior delas. Com a conclusão do trabalho, os produtos e serviços serão incluídos, gradativamente, dentro da nova plataforma tecnológica. A iniciativa vai impactar mais de 1 milhão de cooperados - número que deve dobrar até 2025.
"Além da estratégia de troca do core bancário, inteligência de dados e jornada para a nuvem, buscamos excelência em integrações e no aprimoramento da cultura e inovação como pilares para o programa de transformação digital. Isso nos dará velocidade e flexibilidade para o crescimento, desenvolvimento de novos produtos e uso de novas tecnologias", explica o diretor de Tecnologia da Central Ailos, Hélio Cordeiro Mariano.
Jornada para a nuvem
A computação em nuvem é elemento fundamental para a transformação digital de empresas, instituições, governos e sociedade. Estudos de mercado mostram que apenas cerca de 5% do investimento total de TI nas companhias em todo o mundo é em nuvem.
No Sistema Ailos, essa jornada será feita juntamente com a Amazon Web Services (AWS), oferta de serviços de computação em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A empresa faz parte do grupo Amazon e conta com mais de 200 serviços de computação, processamento, armazenamento, análise de dados, inteligência artificial, entre outros. "A jornada para nuvem é muito importante para nós como Sistema Ailos, e acreditamos que estar junto com a AWS neste processo trará inúmeros benefícios em curto, médio e longo prazo para nossos cooperados", diz Mariano.
As vantagens da computação em nuvem são inúmeras. A agilidade vem da possibilidade de implantar serviços de tecnologia em questão de minutos e passar da ideia à implementação com agilidade em várias ordens de grandeza acelerando processos de inovação dentro das empresas. Também não é preciso provisionar recursos em excesso para absorver picos de atividades sazonais. O uso de recursos é alinhado à necessidade, com a possibilidade de aumentar ou diminuir instantaneamente a escala de acordo com a evolução das demandas. O modelo de pagamento conforme o uso é outra das vantagens da nuvem.
Novo core bancário
Além disso, integrando as ações para a transformação digital, o Sistema passará a contar com um novo core bancário, em parceria com a Topaz, uma plataforma de negócios financeiros de alta tecnologia. O Topaz Banking é uma solução totalmente flexível, que possibilita o desenvolvimento de produtos de acordo com as necessidades de negócio. Possui uma linguagem própria, desenvolvida em JAVA e JEE, que permite sua integração com outros sistemas, de maneira simplificada e dinâmica.
O core tem a capacidade de processar todos os produtos de contas e empréstimos com escalabilidade e robustez, entregando contabilidade transacional em tempo real e outros elementos que facilitam a transformação digital de qualquer tipo de instituição financeira. O Topaz Banking irá substituir o sistema atual do Sistema Ailos, trazendo novos negócios e colocando a infraestrutura tecnológica em um novo patamar.
"A Topaz trabalha diariamente para oferecer a solução de core banking mais moderna e segura do mercado financeiro a nível global. Ser sócio estratégico do Ailos em seu processo de transformação digital é desafiador e gratificante. Estamos muito comprometidos em apoiar nossos clientes nos desafios de agora e de amanhã. O Ailos terá uma solução robusta, moderna e flexível, produzindo experiências contínuas e consistentes, estando preparada para oferecer inovação aos seus clientes atuais e futuros," afirma o CEO da Topaz, Jorge Iglesias.
A proposta de melhoria é para que o Sistema tenha um portfólio maior de produtos sendo entregue de forma rápida e eficaz.
"A velocidade e o dinamismo do mercado requerem uma rápida adaptabilidade das organizações, isto que buscamos com a transformação digital. A pandemia nos trouxe uma série de desafios e com ela apareceram vários novos nichos de mercado. Se não estivermos aptos a ‘pivotar’ nossa estratégia olhando tecnologia, perdemos mercado perante as demais organizações", finaliza o gerente de transformação digital da Central Ailos, Fernando Klock.
Todo este movimento tecnológico tem como objetivo otimizar a experiência dos cooperados no âmbito digital e presencial, garantindo a expansão e crescimento sustentável previsto no planejamento estratégico do Sistema. Os canais digitais serão complementados com novos produtos, serviços e facilidades, adequados às necessidades da comunidade.
"Ampliar um relacionamento próximo, inclusive no digital, é o compromisso do Sistema Ailos", finaliza Fernando.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »