30/07/2021 às 11h12min - Atualizada em 30/07/2021 às 12h54min

Quatro dicas para escolher hospedagem para viagem

Como escolher a hospedagem ideal para uma viagem

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Pixabay
O retorno das atividades turísticas já é uma realidade, principalmente em razão do avanço da vacinação contra a Covid-19. A procura por pacotes de viagens, passagens e hospedagem subiu em relação ao mês de julho de 2020. A tendência é que esse setor seja um dos mais bem sucedidos quando finalmente a quarentena terminar.
Tudo indica que o inicialmente o retorno será gradativo, entretanto, como a liberação do funcionamento normal dos estabelecimentos, no que tange a ocupação e horários, está prevista para acontecer antes da temporada de férias, a expectativa é grande para um verão muito movimentado no turismo brasileiro.

As cidades turísticas, principalmente as litorâneas, já se preparam para grande movimentação prevista ainda no final deste ano. O réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro, por exemplo, tende a ser o maior de todos os tempos.

A necessidade de viajar emerge do longo período em que os brasileiros precisaram, por questões sanitárias, de ficar em casa, sem contato social, sem poder passear ou viajar durante férias ou feriados prolongados.

Mesmo com certo “desespero” em viajar é preciso ter alguns cuidados na hora de reservar um hotel ou pousada. É sobre isto que iremos tratar neste artigo.

Como escolher uma boa hospedagem

Diversos fatores podem influenciar na decisão de reservar a hospedagem em um determinado hotel ou pousada. O financeiro, espaço, higiene são os principais.

Credibilidade

Antes de confirmar a reserva em um hotel, seja diretamente com a empresa ou através de aplicativo, é preciso chegar à sua procedência. Geralmente este tipo de estabelecimento possui um site ou alguma página nas redes sociais, ambientes virtuais em que é possível acessar a opinião de hóspedes que passaram por ele.

Essas avaliações também podem ser encontradas nos próprios aplicativos de reserva. Realizar essa breve investigação pode evitar muitos transtornos, acredite.

Comparativo

Por incrível e clichê que pareça, a antiga pesquisa de mercado ainda vale a pena, inclusive a virtual, que acaba sendo mais fácil do que o método tradicional, que era ligar para vários hotéis a fim de realizar cotações de preços para comparar e escolher o melhor custo benefício.
É importante realizar essa pesquisa, pois há grande variedade de preços, muitas vezes para o mesmo nível de qualidade dos serviços de quartos, logo, dá para economizar um dinheiro que pode ser investido em outras questões relacionadas à própria viagem.

Localização

É de suma importância anotar quais são os pontos turísticos que se deseja conhecer na cidade escolhida como destino de viagem. Através desta lista é possível montar um cronograma com as principais programações do passeio, assim como saber qual é a melhor localização para se hospedar.

É necessário também sondar previamente se o desejo de todos que participaram da viagem é descansar em um local mais silencioso ou mais agitado. No primeiro caso, o ideal seria uma pousada ou hotel mais distante do centro urbano, no segundo caso o contrário.

Higiene

Saber os dias e horários em que a limpeza no quarto é realizada pode fornecer algumas informações importantes quanto ao perfil do estabelecimento.
Através das respostas é possível saber o nível de preocupação da pousada quanto à higienização do estabelecimento. Se a resposta for muito breve e sem detalhes, desconfie.

Sugestão de destinos de viagem

Ouro Preto

A antiga Vila Rica é uma cidade aconchegante que tem moradores hospitaleiros, como bons mineiros que são. Grande parte das pousadas de Ouro Preto oferece um café da manhã a “Lá Mineira”, com o famoso pão de queijo e produtos que fazem parte da gastronomia de Minas Gerais.

Como Ouro Preto é uma cidade de relevo montanhoso, é importante escolher bem a pousada para não correr o risco de ter que subir e descer ladeira além da conta.

Parati

Assim como Ouro Preto e sua vizinha Mariana, Parati também é uma cidade que foi fundada no século XVIII, em razão disso as duas possuem arquitetura semelhante, que receberam influências europeias.

O anoitecer em Parati é muito bonito, é um período do dia em que as águas do mar invadem parte do centro histórico, formando um cenário singular.

São Sebastião

Bem distante da confusão de São Paulo (SP), São Sebastião, que fica na região Norte do estado, é um lugar tranquilo com belas praias que possuem areias bem claras, entre elas a que mais se destaca pela beleza é a Praia das Calhetas.

Conclusão

Durante a pandemia entidades importantes do setor turístico participam do “Movimento Supera Turismo Brasil”, visando a união dos profissionais que atuam no setor para a formação de uma cadeia que se fortalecesse, com a finalidade de do amparo mútuo das classes. 

Este movimento é amparado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens  (Abav), que carrega a expectativa de crescimento de pelo menos 50% no setor após a finalização da vacina no Brasil.

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que a quarentena terminará no dia 17 de agosto deste ano em todo o estado. Com este novo decreto todos os estabelecimentos poderão voltar a funcionar normalmente no estado paulista, com a capacidade máxima de pessoas e sem restrição de horários.

Essa é uma tendência que pode ser aderida pelos demais estados brasileiro, principalmente os que estão mais avançados na imunização.
Embora os bares, restaurantes e demais comércios possam voltar a funcionar em, o uso da máscara continuará sendo obrigatório em São Paulo.

Voltar à vida normal é o desejo da maioria da população brasileira. Contudo, pelo fato do coronavírus ser considerado um vírus recente para a ciência, o risco de surgirem variantes resistentes à vacina ainda não foi descartado.

Se for viajar, use máscara.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »