28/07/2021 às 17h07min - Atualizada em 29/07/2021 às 09h46min

Tecnologia é o segmento de mercado que mais dá importância à expectativa salarial do profissional

Também é a área que mais valoriza a indicação por colaboradores da empresa

SALA DA NOTÍCIA Robert Half
Robert Half | Divulgação

São Paulo, julho de 2021 - A Robert Half, consultoria global de recrutamento especializado, em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, escola de negócios brasileira, lança o estudo "Match Perfeito – o que buscam profissionais e recrutadores”. Com o objetivo de identificar os fatores mais relevantes e o que mais chama a atenção dos recrutadores na hora da contratação, e entender se essas preferências conversam, de alguma forma, com as prioridades dos profissionais - empregados e desempregados - ao avaliarem uma proposta de emprego nos diversos segmentos do mercado: agronegócio, construção, indústria, serviços, tecnologia e varejo.  

O estudo revelou que os TOP 3 fatores mais relevantes para a contratação de um profissional de tecnologia são: experiência prévia do candidato (83%), aderência à cultura organizacional (50%) e expectativa salarial do profissional e seu enquadramento com as políticas salariais da empresa (38%). Ao analisar a pesquisa por segmentos do mercado, TI é o setor que mais dá importância à expectativa salarial do profissional (38%) e à indicação por pessoas da empresa (35%). Por outro lado, é o que menos valoriza a disponibilidade geográfica do candidato (1%), indicando forte aderência ao modelo de trabalho remoto. 

“Desde o início da pandemia em março de 2020, o profissional de TI vem ganhando mais destaque, pois teve que repensar, viabilizar e colocar em prática boa parte do modelo de negócios em um espaço bem curto de tempo, e a tendência é que a demanda continue alta”, ressalta Caio Arnaes, diretor de recrutamento da Robert Half. “A valorização do setor impacta diretamente no aumento das contratações em diversas áreas da tecnologia e na inflação dos salários, visto que o aquecimento do segmento aumenta a disputa pelos melhores talentos, que se não estiverem amparados por estratégias sólidas de atração e retenção dentro das empresas, provavelmente irão atrás de oportunidades mais interessantes no mercado. Essas questões fortalecem a necessidade das empresas repensarem seus pacotes de benefícios e estratégias de remuneração”, completa Arnaes. 

Metodologia:

O "Match Perfeito – o que buscam profissionais e recrutadores” contou com uma pesquisa com 351 profissionais empregados, 349 profissionais desempregados e 714 recrutadores. O período da coleta, de forma online, foi entre 03 e 27 de maio de 2021.

Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão.  

Ao todo são mais de 300 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2021, a Robert Half foi novamente considerada pela Fortune uma das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half integra também o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg, graças ao seu compromisso em promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.

Sobre a FDC

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há mais de 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores da base da pirâmide, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.

Mais informações para a imprensa:

RPMA Comunicação
Aline Zuliani (11) 99238-2917
[email protected]
Giulia Szpektor (11) 94386-9965
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »