28/07/2021 às 14h01min - Atualizada em 29/07/2021 às 00h01min

Estação do metrô acolherá 400 pessoas em situação de rua durante frente fria

Haverá 2 mil vagas de acolhimento e serão doados 83 mil cobertores e 2,3 mil agasalhos em SP; Bom Prato servirá sopa gratuita em 10 unidades

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/estacao-do-metro-acolhera-400-pessoas-em-situacao-de-rua-durante-frente-fria/

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (28) iniciativas para garantir a proteção social e segurança alimentar da população em situação de rua no Estado de São Paulo durante a frente fria. A partir de hoje, será implantado o programa Noites Solidárias, que vai oferecer acolhimento emergencial para 400 pessoas na estação do metrô Pedro II (linha vermelha, próximo à praça da Sé).

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Teremos o programa Noites Solidárias para permitir que as pessoas em situação de rua possam ser acolhidas, alimentadas e protegidas para suportar o frio diante de uma situação tão triste que já vivem. Isso representa o sentimento não apenas de um governo, mas de toda uma comunidade que é solidária com aqueles que mais precisam da nossa atenção”, afirmou Doria.

Até 31 de julho, o abrigo na estação do metrô, exclusivamente masculino, vai disponibilizar alimentação, água potável, colchões, cobertores e 20 banheiros químicos entre 20h e 8h. A segurança da região e dentro da estação estará reforçada pela Secretaria de Segurança Pública e pela Guarda Civil Metropolitana. Uma equipe do Padre Julio Lancelotti irá pernoitar com os abrigados para auxiliar no acolhimento de todos.

A campanha Inverno Solidário vai entregar 83 mil cobertores térmicos, 2,3 mil agasalhos e 23 mil pares de meias a munícipios paulistas. Também serão abertas duas mil vagas de alojamento provisório à população em situação de rua em 134 cidades do Estado, em um investimento de R$ 3,7 milhões.

Para garantir a segurança alimentar da população em maior vulnerabilidade, restaurantes Bom Prato irão servir três mil sopas por noite, gratuitamente, até o fim de agosto. As unidades são do Brás, São Mateus, Perus, Capão Redondo e Santana, na capital, e nos municípios de São José dos Campos, Taubaté, Ferraz de Vasconcelos, Taboão da Serra e Itapevi. A medida da gratuidade para a população em situação de rua está prorrogada também até o final do mês.

“As ações em prol da população em maior fragilidade são pautas constantes na agenda do Governador João Doria e do Vice-Governador Rodrigo Garcia, sempre preocupados em atender com celeridade às necessidades dessa parcela da sociedade, sobretudo diante da crise sanitária agravada pela intensa frente fria que enfrentamos neste inverno”, destacou a Secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

As ações do programa Noites Solidárias envolvem as Secretarias de Desenvolvimento Social, Logística e Transportes, Segurança Pública, Fundo Social de São Paulo, Defesa Civil, Sabesp e o Exército Brasileiro.

O resumo com as medidas anunciadas pelo Governo de São Paulo está disponível na página
https://issuu.com/governosp/docs/apresenta_o_operac_a_o_inverno.

O post Estação do metrô acolherá 400 pessoas em situação de rua durante frente fria apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/estacao-do-metro-acolhera-400-pessoas-em-situacao-de-rua-durante-frente-fria/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp