28/07/2021 às 13h09min - Atualizada em 28/07/2021 às 13h38min

ABREE firma parceria com o município de Salto e anuncia 11 ecopontos para coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos

População poderá entregar os produtos pós-consumo em pontos de recebimento, que com a parceria com a ABREE, darão destinação final ambientalmente adequada

SALA DA NOTÍCIA Luiz Valloto
A ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos – anuncia parceria com o município de Salto, na região metropolitana de Sorocaba, para a realização de atendimento através dos 11 Ecopontos em funcionamento dentro do município, oferecendo assim alternativa para toda a população realizar o descarte ambientalmente correto dos produtos em final de vida. Com a parceria, a entidade dará o correto encaminhamento de 100% dos produtos recolhidos nestes ecopontos para reciclagem.

Com o objetivo de expandir o atendimento ao sistema de logística reversa de eletroeletrônicos para toda a população, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que gerencia a PPP (Parceria Público Privada), junto à CSO Ambiental, serão os responsáveis pela organização e divulgação para a cidade, junto com a ABREE.

A parceria da entidade e da CSO Ambiental visa o correto descarte e a destinação final sustentável e ambientalmente adequada dos equipamentos de uso domésticos como aparelhos de ar-condicionado, geladeira, aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão, fogão, torradeira, entre outros. A partir do momento que o produto se encontra no ponto, o trabalho da ABREE começa. Para saber todos os produtos que podem ser descartados, acesse o website da ABREE: http://abree.org.br/. 

A ABREE é uma entidade sem fins lucrativos e a principal responsável pela implementação desse sistema sustentável para cumprimento do Decreto Federal 10.240, publicado em 2020, que institucionaliza a logística reversa para eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Segundo o presidente da ABREE, Sergio de Carvalho Mauricio, todos os produtos sem distinção de peso, marca, tamanho ou condição de uso serão recebidos nos 11 ecopontos da cidade. “O sucesso de cada etapa da reciclagem depende da participação e colaboração dos entes da cadeia. Essa contribuição começa com os consumidores (para que levem seus produtos aos pontos de coleta), segue com o varejo ou município (que abrigam pontos de recebimento para os consumidores terem alternativas de descarte de forma ambientalmente correto) e aí começa o trabalho da ABREE, que representa seus associados para que a logística reversa e a reciclagem dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos funcione.  A ABREE tem as suas atenções voltadas à construção desse ecossistema, como a mais antiga e representativa entidade gestora que define, organiza e gerencia os resíduos sólidos, implementando sistemas coletivos de logística reversa”, explica o executivo.

A ABREE já contabiliza mais de 1.300 pontos de recebimento, espalhados por todo o Brasil. A entidade gestora trabalha com três linhas de atuação para firmar parcerias para instalação de pontos de coleta: municípios, parcerias (empresas) e os varejistas. E é por meio deles que acontece o contato fácil com o consumidor.

Para participar da ação municipal e assim contribuir para a reciclagem destes produtos, os moradores da cidade devem buscar os Ecopontos para descarte através do site csoambiental.com.br e acompanhar as divulgações nas redes sociais, panfletos e anúncios em jornal.

“Essa parceria é de extrema importância para o rumo que temos adotado em relação à política ambiental de Salto. O descarte feito corretamente através dos Ecopontos, aliado ao processo de logística reversa, garantem que o destino final seja adequado, em conformidade com a legislação e, sobretudo, proporciona com o meio ambiente uma relação virtuosa de harmonia e respeito.”, relata Oswaldo Antonio Dalla Vecchia, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Confira a lista atualizada dos endereços dos Ecopontos de Salto:

Ecoponto 1 - Rua Argélia, 361, Jardim das Nações;
Ecoponto 2 - Rua Rangel Pestana, 529, Santa Cruz;
Ecoponto 3 - Rua Vaticano, 650, Jd. São João;
Ecoponto 4 - Rua Botucatu, 409, Jd. Cidade;
Ecoponto 5 - Rua Est. Do Rio Grande do Sul, 1303, São Pedro São Paulo;
Ecoponto 6 - Rua São Raimundo, 85, São Gabriel;
Ecoponto 7 - Rua Domingos José da Cruz, 130, Parque Residencial Rondon;
Ecoponto 8 - Rua Padre Carlos Correia Toledo Mello, 34, Jardim Salto Ville;
Ecoponto 9 - Av. Marechal Eurico Gaspar Dutra, 120, Jardim Bandeirantes;
Ecoponto 10 - Rua Carlos Gomes, 492, Jardim Santo Antônio;
Ecoponto 11 - Avenida das Nações Unidas, 1501, Jardim Planalto;
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »