19/06/2012 às 00h49min - Atualizada em 19/06/2012 às 00h49min

Colégio Santo Américo promove incentivo à leitura

Como incentivar o prazer pela leitura ainda na infância? Professores do Colégio Santo Américo descobriram, por meio da diversidade cultural, um jeito simples e eficiente de despertar nos pequenos o gosto pelos livros e ainda apresentá-los a outras culturas.

Acesso

Nas aulas de Português, alunos do 2º a 5º anos do Ensino Fundamental entram em contato com contos indígenas, africanos, árabes, orientais e clássicos europeus, que além dos traços culturais e sociais, expressam valores e particularidades de cada povo.

“As crianças se encantam durante as aulas, não apenas pelos contos, mas principalmente pelo jeito com que os professores transmitem as histórias. Por serem completamente diferentes dos contos de fada tradicionais, os educadores exploram e contextualizam os aspectos culturais a fim de despertar o interesse do aluno”, comenta Elaine Marquezini, coordenadora do Ensino Fundamental I, do Colégio Santo Américo.

Sob o ponto de vista pedagógico, os contos de diferentes culturas também contribuem para ampliar o repertório literário, favorecem a troca de experiências de leitura e fazem com que os alunos observem características dos contos lidos por eles, ouvidos na leitura do professor e comentados pelos colegas.

Atualmente, os estudantes do 3º ano trabalham com as fábulas tradicionais e as da autora brasileira Diléa Frate, que, segundo a coordenadora, além de ensinamentos atemporais, trazem valores contemporâneos. “O consumo é um dos exemplos desses conceitos. As fábulas têm linguagem moderna, com características próprias, e reforçam a formação de valores”, afirma.

 

Sobre o Colégio Santo Américo (www.csasp.g12.br)

Fundado em 1951 e mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o Colégio Santo Américo prioriza, de um lado, a transmissão de valores religiosos e humanistas, visando a formação integral do aluno, e de outro a excelência acadêmica, para, em última instância, preparar o estudante para prosseguir seus estudos nas melhores faculdades.

A escola destaca também em seu projeto educacional os esportes, as artes –em particular a música – e a tecnologia, além do período integral, que contribui para a formação global do aluno.

O Colégio Santo Américo conta atualmente com 1.868 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Está localizado na rua Santo Américo, 275, no Morumbi, zona sul.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »