23/07/2021 às 15h12min - Atualizada em 24/07/2021 às 00h00min

Projeto S vai avaliar a imunidade de longo prazo na população vacinada de Serrana

Instituto Butantan vai avaliar a imunidade de longo prazo dos moradores da cidade após a vacinação com as duas doses da vacina do Butantan

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/noticias-coronavirus/projeto-s-vai-avaliar-a-imunidade-de-longo-prazo-na-populacao-vacinada-de-serrana/

A partir deste sábado (24), começa em Serrana, no interior de São Paulo, uma nova etapa do Projeto S, estudo realizado pelo Butantan no município para entender o impacto da vacina no controle da pandemia de Covid-19 e da transmissão do SARS-CoV-2. No novo ciclo, o instituto vai avaliar a imunidade de longo prazo dos moradores da cidade após a vacinação com as duas doses da CoronaVac, vacina do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Para ser voluntário do estudo, é preciso ter sido imunizado como parte do Projeto S. Os candidatos devem se dirigir, nos dias 24, 25, 31/7 ou 1/8, entre 8h e 16h30, a uma das escolas onde foi realizada a vacinação do Projeto S para terem uma amostra de sangue coletada. Os voluntários serão acompanhados por mais um ano. Poderão participar da pesquisa todos os maiores de 60 anos e uma parte dos menores de 60 anos vacinados com CoronaVac no Projeto S.

A nova etapa compreende um estudo de coorte prospectivo, que foi aprovado e será acompanhado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Após as coletas em Serrana, os testes para avaliar a imunidade dos voluntários serão realizados no Laboratório Estratégico de Diagnóstico do Instituto Butantan.

O estudo tem como objetivo estimar e comparar a imunização para SARS-CoV-2 de adultos e idosos de Serrana, analisar quanto tempo dura a imunidade e avaliar a resposta imune celular. Um dos pontos que a pesquisa vai levar em consideração é o processo de envelhecimento do sistema imunológico, que pode interferir na forma como o organismo combate o SARS-CoV-2 à medida que o tempo passa.

Confira a lista de escolas de Serrana onde será realizada a coleta para participação na nova etapa do Projeto S:

  • EE Jardim das Rosas
  • EE Professora Neusa Maria do Bem
  • EMEF Professora Dilce Gonçalves Netto França
  • EMEF Professor Edésio Monteiro de Oliveira
  • EMEF Paulo Sérgio Gualtieri Betarello
  • EMEF Professora Maria Celina Walter de Assis
  • EE Deputado José Costa
  • EMEF Jardim Dom Pedro I

 

Entenda o que é o Projeto S

Acesse o site (projeto-s.butantan.gov.br)

Siga no Instagram (@projetoserrana)

Ouça o podcast no Spotify

Assista ao documentário no Youtube

O post Projeto S vai avaliar a imunidade de longo prazo na população vacinada de Serrana apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/noticias-coronavirus/projeto-s-vai-avaliar-a-imunidade-de-longo-prazo-na-populacao-vacinada-de-serrana/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp