30/09/2014 às 11h50min - Atualizada em 30/09/2014 às 11h50min

Santil alerta para a qualidade das instalações elétricas

Instalações bem dimensionadas, com produtos certificados e de acordo com as normas legais são fundamentais para uma instalação eficiente e segura para as pessoas e o patrimônio

Carmen Rosa

Para cada projeto há uma configuração diferente, mas todos, dos mais simples aos mais complexos, devem prezar pela qualidade das instalações elétricas. Produtos certificados, componentes adequados às aplicações, proteção contra incêndios e panes, atendimento das normas vigentes, atuação de profissionais habilitados, são alguns aspectos a serem seguidos quando se trata deste tipo de instalação. O alerta é de Karina Jorge Bassani, diretora financeira da Santil, uma das principais distribuidoras de material elétrico do país.

 

Não são incomuns as ocorrências de choques elétricos ou de incêndios de grandes proporções devido a problemas nas instalações elétricas. Sejam novas ou reformuladas, elas devem atender, antes de tudo, à norma NBR 5410 (instalações elétricas de baixa tensão), e à demanda de energia presente e futura, uma vez que vem crescendo a utilização de equipamentos elétricos e os projetos mais antigos não contemplam essa carga.

 

Instalações de qualidade incluem sistemas de aterramento ("fio terra"), tomadas com contato de aterramento; dispositivo diferencial residual (DR); dispositivos protetores de surtos (DPS); cabos elétricos retardantes de chama, com baixa emissão de fumaça, gases tóxicos e corrosivos; eletrodutos normalizados, produtos que oferecem nível mais elevado de segurança e evitam o desperdício de energia elétrica.

 

Produtos garantem segurança

O bom funcionamento e a durabilidade da instalação, no entanto, depende, também, de bons produtos. “Utilizar material elétrico sem qualidade assegurada pode colocar a vida das pessoas e o patrimônio em risco. A qualidade, neste caso, está diretamente ligada à segurança”, destaca a diretora da Santil.

 

A Santil dispõe de um amplo portfólio composto de marcas reconhecidas pela qualidade dos materiais que produzem e fornecedores comprometidos com o pós-venda. Além disso, busca manter em seu quadro colaboradores treinados e dispostos a fornecer todo o apoio técnico necessário para uma instalação de qualidade. Afinal, revendedores são corresponsáveis pela qualidade dos itens que oferecem.

 

Qualificação é fundamental

A qualidade de uma instalação elétrica, no entanto, dependerá ainda da qualificação do projetista e do instalador, tanto na área técnica, como legal, e sua capacidade de avaliar detalhes como o isolamento das partes vivas; a extensão da proteção dos circuitos; o aterramento das tomadas de corrente; a existência de dispositivos diferenciais residuais (DR’s); a carga necessária, entre outros aspectos que afetam a segurança.

 

Nos últimos anos, vem crescendo a preocupação dos fabricantes, comerciantes e instaladores em aumentar a qualificação profissional em todas as esferas, o que tende a melhorar não só a qualidade das instalações, mas elevar o nível do setor como um todo, beneficiando toda a cadeia.

 

 

Perfil Santil

Fundada em 1978, a Santil Comercial Elétrica é uma das principais distribuidoras de material elétrico do país. Com soluções para uso industrial, comercial e residencial, atua fortemente no segmento da construção civil por meio de vendas corporativas, mas também atende pequenas revendas, indústrias e consumidores finais.

Possui cerca de 30 mil itens cadastrados e um giro mensal de aproximadamente 20 mil itens, sendo carros-chefes as linhas de cabos, lâmpadas, luminárias, tubos e conexões, conduletes e reatores. O amplo portfólio de produtos no setor elétrico, aliado à entrega rápida e atendimento altamente qualificado formam os principais diferenciais da Santil, reconhecidos tanto por profissionais da área elétrica, como consumidores.

Com mais de 450 colaboradores, atualmente a empresa possui quatro pontos de venda, sendo três na cidade de São Paulo (bairros do Piqueri, Centro e Água Branca – neste último não há loja aberta ao público) e uma em Osasco; além de um amplo Centro de Distribuição, no bairro Água Branca, com aproximadamente 9.000 m2 de área.

Com crescimento histórico superior ao desempenho do PIB brasileiro, a Santil vem aumentando seu faturamento em torno de 20% nos últimos cinco anos. Investimentos contínuos permitem um crescimento sólido e preparam a empresa para um incremento da participação no mercado de material elétrico.

 

 

Santil Comercial Elétrica Eireli

Loja Piqueri: (11) 3998.3000

Loja Osasco: (11) 3695.9000

Loja Santa Ifigênia: (11) 3338.0000

Televendas Santil Água Branca: (11) 3616.5000

sac@santil.com.br

www.santil.com.br

www.facebook.com/santilcomercial

 

Informações para imprensa:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 - 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Taís Augusto: (11) 4423.3150 - 99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »