29/09/2014 às 13h44min - Atualizada em 29/09/2014 às 13h44min

Sistema I/O WAGO para as mais variadas aplicações

Empresa oferece ampla gama de módulos de entrada e saída que podem ser utilizados tanto com o CLP WAGO como de outras marcas por meio dos mais diversos protocolos de rede

Carmen Rosa

Já bastante conhecida na área de conexões elétricas – por ser a inventora da conexão a mola e a líder mundial nesta tecnologia –, a WAGO tem intensificado o foco para ampliar outro importante segmento de atuação, o da automação. O resultado da investida tem se mostrado o melhor possível: é a linha que mais cresce na WAGO Brasil. E para atender essa demanda em expansão, a empresa oferece ampla gama de I/O (módulos de entrada e saída), que podem ser utilizados tanto com o CLP (Controlador Lógico Programável) WAGO como de outras marcas, por meio dos mais diversos protocolos de rede, em máquinas, processos, plataformas de extração de petróleo, automação predial etc.

 

Desde cartões de entrada e saída digitais e analógicos até modelos mais sofisticados, como cartões de cálculo de consumo de energia elétrica, comunicação sem fio, monitoração de vibração, entre outros, o portfólio da WAGO é amplo e repleto de diferenciais. Com design patenteado, os módulos de 16 entradas ou saídas digitais, por exemplo, medem 12 mm de espessura, o que garante tamanho extremante compacto e otimização do espaço. Já os cartões especiais, desenvolvidos para área classificada, podem ser instalados na mesma estrutura dos módulos convencionais. Assim como cartões específicos para aplicações de segurança, em máquinas, onde se exige SIL 3 ou CAT 4.

 

“A WAGO vem investindo bastante na divisão de automação mundialmente e hoje se comporta como um fabricante especializado na solução de I/O. Por ser focada nesse tipo de aplicação, possui venda expressiva, o que a possibilita produzir em escala global e oferecer aos usuários uma solução de qualidade com diferenciais e custo competitivo”, ressalta Alessandro Santos, gerente de engenharia e suporte da empresa, e complementa: “A forte presença da WAGO no mercado mundial acaba, de certa forma, nos beneficiando aqui no brasileiro, pois muitos fabricantes internacionais adotaram o padrão de I/O WAGO em suas máquinas que são exportadas para cá”.

 

Amplo portfólio

A WAGO oferece mais de 400 módulos de I/O. Além de cartões com grau de proteção IP20 (para instalação dentro de um painel), conta também com uma linha com grau de proteção IP67 (para instalação diretamente na máquina ou equipamento, sem a necessidade de painel). São módulos que podem ser conectados na estrutura de barramento dos CLPs ou instalados como I/O remoto e ligados ao CLP por meio de acopladores de rede.

 

Funciona assim: os cartões de I/O presentes em um sistema de automação distribuído se comunicam com os CLPs por meio dos acopladores de rede. Ao todo, a WAGO oferece dezesseis modelos, dos quais Ethernet/IP, Profibus, Profinet, Modbus, e CANOpen são os mais utilizados. Assim, o I/O WAGO se torna compatível com qualquer CLP de mercado que suporte estes protocolos. E mais: a empresa tem criado documentação técnica e blocos de função para facilitar a vida do usuário que precisa integrar os I/Os WAGO em qualquer plataforma de controle.

 

Tal facilidade de comunicação permite as mais variadas aplicações. Alguns exemplos: módulos Bluetooth (comunicação sem fio) para uso em ponte rolante; cartões de medição de energia elétrica para utilização tanto em aplicações de máquinas como em processo; módulos de medição de temperatura para instalação de empresa que fabrica pás para turbina eólica; cartões para área classificada, entre outros.

 

“A arquitetura aberta, independentemente de rede, otimiza os investimentos. Em função da ampla variedade de módulos de I/O, o sistema pode ser configurado e montado de acordo com as necessidades da aplicação e sua reduzida dimensão permite alta densidade por pontos, contribuindo para a redução de espaço no painel. A qualidade também é uma marca forte dos I/O WAGO: 100% dos módulos são submetidos a testes funcionais antes de serem liberados para venda”, atesta Santos.

 

Lançamentos

Recentemente a WAGO lançou no mercado duas famílias de produtos destinadas ao segmento: a linha XTR, que oferece módulos de I/O e CLPs que podem trabalhar a uma temperatura de operação de -40C a +70C, e a família dos PFCs (Programable Fieldbus Coupler), CLPs com até 16 MB de memória de programa, porta serial e interface para redes Modbus, Profibus e CANOpen.

 

 

Perfil WAGO

A WAGO, inventora da conexão a mola e líder nesta tecnologia – com mais de 55 bilhões de molas comercializadas no mundo –, está presente nos cinco continentes, em mais de 80 países, empregando 6,7 mil pessoas. Fundada em 1951, a empresa alemã hoje atende ao mercado mundial a partir de suas oito unidades fabris, localizadas em Minden e Sondershausen, na Alemanha; Suíça; Polônia; Índia; França; Estados Unidos e Japão. Totalmente automatizado, o estoque central em Sondershausen processa e distribui mais de dois mil pedidos diariamente para todo o globo.

São 100 mil itens disponíveis entre conexões elétricas e automação, suas duas linhas de atuação. O extenso portfólio garante a presença dos produtos da marca nos mais variados segmentos e aplicações, como industrial, automotivo, de construção, automação predial, metroferroviário, iluminação, entre outros. Em seu país de origem, a WAGO é líder de mercado em emendas elétricas, com 90% de market share.

Presente no Brasil desde 2005, a WAGO emprega 60 funcionários e tem seu faturamento dividido em conexões elétricas (65%) e automação (35%). Instalada em Itupeva, São Paulo, a WAGO possui mais de 1.500 pontos de vendas cadastrados e tem como meta dobrar este número neste ano. De 2009 a 2013, a empresa triplicou seus negócios no País e estima, para os próximos cinco anos, dobrar esse volume. Para 2014, as perspectivas apontam crescimento de 20% nos negócios no Brasil.

 

 

WAGO Eletroeletrônicos Ltda.

F: (11) 4591.0199

info.br@wago.com

Marketing: mayara.maia@wago.com

www.wago.com.br

 

Informações para imprensa:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 - 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Erica Munhoz: (11) 99994.1895 erica@viapublicacomunicacao.com.br 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »