19/06/2012 às 00h27min - Atualizada em 19/06/2012 às 00h27min

A influência italiana no Brasil

Mais da metade das esculturas e dos monumentos localizados em ruas e praças da capital paulista são criações de artistas italianos ou de seus descendentes, segundo levantamento do Patrimônio Histórico e Artístico da Prefeitura de São Paulo. Os acervos dos mais importantes museus paulistanos guardam considerável número de obras de artistas italianos e de seus descendentes.

Daniel Pereira

São essas obras – pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e vídeos – que estarão na Exposição Passato Immediato – Presença Italiana na Arte Brasileira – a partir do dia 27 de junho na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina, com entrada gratuita até 19 de agosto. Serão cerca de 80 trabalhos de artistas como Pancetti, Brecheret, Sergio Romagnolo, Poty Lazarotto, Mário Zanin, Eliseu Visconti, Fúlvio Pennacchi. A exposição tem curadoria de João Spinelli e realiza-se no contexto do Momento Itália-Brasil, em São Paulo.

As obras desta exposição pertencem aos acervos da Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Contemporânea – MAC-USP, Palácio dos Bandeirantes, Instituto Lina e Pietro Maria Bardi, Coleção Brasiliana do Instituto Cultural Itaú e as obras dos descendentes mais jovens foram cedidas pelas principais galerias de arte de São Paulo, como Luciana Brito, Berenice Arvani, Milan, Galeria André entre outras galerias parceiras.


Mais informações:

João Spinelli – (11) 3288 3978

Galeria Marta Traba – (11) 3823 4705/4708

Serviço

Exposição Passatto Immediato - Presença Italiana na Arte Brasileira

Galeria Marta Traba (entrada pelo portão 6)

De 27 de junho a 19 de agosto

Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h

Entrada gratuita

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »