30/06/2021 às 11h46min - Atualizada em 30/06/2021 às 20h38min

Inovações na indústria de mineração contribuem para melhorar a utilização de ativos e esquemas colaborativos

As mineradoras devem colaborar entre si e evoluir seus fornecedores para parceiros de negócios para resolver problemas em conjunto. A otimização holística dos sistemas de mineração ainda requer integração tecnológica para obter e analisar informações e realizar simulações

SALA DA NOTÍCIA Redação
 

 

Como resultado da pandemia,o setor de mineração incorporou novas ferramentas tecnológicas para garantirsua continuidade. Especialistas de diversas empresas do setor analisaram oimpacto e a direção dessas ferramentas no fórum "Inovação em temposturbulentos: o que vem para a indústria da mineração", que ocorreu durantea Automation Fair at Home 2020, organizada pela Rockwell Automation.  

Na perspectiva deDaniel Riquelme, diretor de Sistemas de Controle da BHP, estratégias digitaisajudaram as mineradoras a se mobilizar para superar os desafios da pandemia.Por sua vez, essas mudanças têm proporcionado a oportunidade de ter um melhorgerenciamento de energia e reduzir a pegada de carbono. 

Sobre este assunto,John Woods, diretor global da Kalypso, empresa da Rockwell Automation, observouque a mineração desempenha um papel fundamental na proteção do meio ambiente.Além disso, comentou que as mudanças no cenário global criaram uma excelenteoportunidade para demonstrar a força das mineradoras e a gestão responsável quefazem dos recursos naturais. "A pausa que experimentamos na indústria nosforçou a descobrir como avançar. Isso mudou a forma como colaboramos, usamos atecnologia e seguimos em frente para nos mantermos competitivos." 

Carl Weatherell, diretor executivo e CEO do CanadianMining Innovation Center (CMIC), destacou o papel de colaborar entre si e comseus fornecedores para resolver problemas em conjunto. Além disso, observou queesse trabalho integrado nos permite encontrar objetivos comuns e trabalhar para alcançá-los. 

Um dessesobjetivos é a otimização holística dos sistemas de mineração, para o qual énecessário obter os dados necessários e saber analisar as informaçõesexistentes. "As bases para odesenvolvimento holístico e a otimização já estão em vigor. No entanto,precisamos ser capazes de realizar simulações de negócios levando em contanovas tecnologias geopolíticas e riscos", disse ele.  

Nesse sentido, John Woods enfatizou que odesenvolvimento de gêmeos digitais e o segmento digital ajudarão a antecipar osmovimentos do mercado e incorporar a otimização holística dos sistemas demineração. No entanto, informações suficientes são necessárias primeiro paragerar uma representação digital confiável do mundo real, para a qual as tecnologiasexistentes devem ser integradas. 

Para Phil Nelson,Engenheiro Diretor da XPS Expert Process Solutions, as novas tecnologias nosetor de mineração trouxeram melhores ferramentas de análise. Esses avançospermitem gerar maior produtividade em termos de manutenção e reparo deequipamentos. "As inovaçõesdigitais ajudam a corrigir as coisas antes de precisarem e eliminar tarefasrepetitivas por meio da inteligência artificial", disse ele.  

Finalmente, osespecialistas Daniel Riquelme e Carl Weatherell concordaram que incorporar comsucesso inovações tecnológicas requer mudança cultural dentro das empresas. Damesma forma, é importante considerar a experiência do usuário e tornar as novasferramentas fáceis de usar e contribuir para a tomada de decisões.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp