30/06/2021 às 13h06min - Atualizada em 30/06/2021 às 20h38min

Confira quais são os cuidados necessários com seu bichinho após uma cirurgia de castração

Intervenção cirúrgica é muito benéfica para o pet, mas também exige alguns cuidados especiais no período pós-operatório

SALA DA NOTÍCIA Alice Bachiega
divulgação/istock
 

Hoje em dia, a castração já faz parte da vida de boa parte dos cães e gatos domésticos, pois, além de controlar a reprodução, também previne uma série de problemas de saúde nos bichinhos. Quando não castrados, as fêmeas correm mais risco de desenvolver câncer de mama, enquanto os machos são mais suscetíveis ao câncer de próstata.

Existem muitos mitos que rondam a cirurgia e deixam as pessoas receosas na hora de castrar seus pets, então é importante ressaltar que a castração é um procedimento 100% seguro que não causará nenhum mal ao seu mascote. Em fêmeas, por exemplo, as chances de desenvolver tumores podem cair em mais de 90%, caso a cirurgia seja realizada antes do primeiro cio. Sendo assim, é uma medida de prevenção importante que faz bastante diferença no quadro de saúde do bichinho.

O primeiro cuidado a ser tomado é saber a hora certa de procurar a cirurgia. Cães pequenos, que pesam menos de 20 kg, já podem ser operados a partir dos seis meses de idade, mas aqueles que ultrapassam esse peso precisam esperar um pouco mais, sendo recomendado a partir do primeiro ano de vida. Isso porque cães maiores não conseguem atingir a maturidade de ossos e articulações quando castrados muito cedo, então fique atento a esse detalhe.

O procedimento é relativamente simples e o pós-operatório não é diferente, mas é essencial seguir à risca as orientações do veterinário responsável. Nos primeiros dias, é comum que o animal pareça mais “desanimado”, passando a maior parte do dia deitado. Isso é uma consequência das alterações hormonais que ele sofre após a cirurgia, mas tende a melhorar com o tempo.

Porém o desequilíbrio hormonal, somado ao sedentarismo e à alimentação, pode fazer com que o bicho ganhe peso muito rapidamente, então tome cuidado! Controle bem a dieta do seu pet – de preferência, oferecendo apenas ração para cachorro (ou gato) específica para animais castrados, pois elas oferecem todos os nutrientes necessários, sem exagerar nas calorias. Incentivar o bichinho a brincar um pouco todos os dias e não oferecer petiscos também ajuda a controlar seu peso.

Os pontos são removidos após uma semana, então nesse período é recomendado deixar o pet com um colar elizabetano, a fim de evitar que ele mexa ou até arranque os pontos. Caso isso aconteça, a ferida pode infeccionar e causar uma série de complicações. Lembre-se sempre de limpar a região operada com uma gaze e um desinfetante adequado, mesmo após a retirada dos pontos. É essencial manter a ferida limpa até que o animal já esteja completamente recuperado.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp