30/06/2021 às 14h49min - Atualizada em 30/06/2021 às 20h28min

Universo esportivo se movimenta pedindo política para o setor

Plano Nacional permanece há 23 anos sem apresentar progressos para sua implementação por parte do Governo Federal

SALA DA NOTÍCIA Victor Braggion
Divulgação
O Plano Nacional do Desporto (PND), política que estabelece diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento nacional do Esporte, com indicadores de avaliação e monitoramento, está há décadas parado no Governo Federal e nunca foi encaminhado ao Congresso Nacional.
Visando sensibilizar a importância da pauta, uma mobilização nas redes sociais, coordenada pela organização Atletas pelo Brasil, movimentou o universo esportivo com a hashtag #EncaminhaPND em data simbólica, no dia 23 de junho, Dia Olímpico.
“Buscamos chamar a atenção da sociedade e das autoridades justamente no dia 23 em referência aos 23 anos que o Esporte aguarda pela sua principal política pública. O PND é fundamental, pois priorizará os recursos públicos para o esporte educacional e democratizará sua prática, tornando-o realmente inclusivo, para todos”, diz Kévin Chevalier, Diretor-Executivo da Atletas pelo Brasil.
A ação contou com a participação de grandes nomes do esporte, profissionais da imprensa, do Comitê Brasileiro de Clubes, Conselho Federal de Educação Física, a Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), e recebeu apoio também de parlamentares.
“A Comissão do Esporte entende a importância do PND e espera que o governo cumpra seu papel de enviá-lo à Câmara dos Deputados para que possamos debater o texto e aprimorá-lo, em busca de um projeto de desenvolvimento esportivo nacional democrático e inclusivo”, disse Felipe Carreras, deputado que preside a Comissão. O parlamentar também foi designado relator para atualização da Lei Pelé. "Vou trabalhar duramente pelos atletas e por toda comunidade esportiva brasileira", finaliza o deputado.
Agora, o segmento esportivo fica na expectativa de que o assunto seja tratado como prioridade pelo governo e seja dado o devido encaminhamento. Após o envio, o PND ainda precisará passar pela Câmara dos Deputados, Senado e voltar à sanção presidencial para, enfim, se tornar uma política de Estado pelos próximos 10 anos.
Sobre a Atletas pelo Brasil - A Atletas é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades, pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do país.
Conheça mais sobre a organização em www.atletas.org.br
Informações para a imprensa:
Camila Celeste (11) 95446-4413 [email protected]
Roberta Santo (11) 97152-2110 [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp