29/06/2021 às 12h43min - Atualizada em 29/06/2021 às 19h14min

Restaurante O Farol, do Guarujá: pé na areia e tradição há mais de 15 anos

Localizado na Praia de Perequê (Guarujá/SP), "O Farol’" é considerado pelos turistas como o melhor restaurante pé na areia da região

SALA DA NOTÍCIA Priscilla Silvestre
Instagram e Divulgação

As praias continuam sendo os destinos mais procurados pelos turistas principalmente nos fins de semana e em épocas de feriados, porém, nem sempre é por causa da areia ou do mar. A culinária é, também, um dos motivos que levam turistas a descerem a serra e aproveitarem o clima praiano. Afinal de contas, pensar em praia e não pensar em frutos do mar, em uma boa porção de camarão por exemplo, é como se algo estivesse faltando não é mesmo? No Litoral Norte de São Paulo, além das lindas praias, a região conta também com ótimos restaurantes que merecem ser visitados e com certeza desfrutar da gastronomia local.  

Sendo assim, se você pretende visitar a região, ou até mesmo se você já está no litoral e quer saber onde desfrutar de momentos deliciosos e repletos de belezas naturais, uma super dica é o Restaurante “O Farol”, localizado no começo da Praia de Perequê, no Guarujá.  Praia excelente para quem gosta de aproveitar o pôr-do-sol, andar na orla, conhecer trilhas e praticar atividades como rapel, caiaque, Stand-up–paddle e ainda conhecer belas cachoeiras.  

O início de tudo

Com 17 anos de criação, “O Farol”, iniciado em 2004 pelo patriarca da família, Sr. Avelino, recebeu esse nome justamente pelo fato da casa escolhida pela família, para ser o restaurante, ser pé na areia, bem de frente para o mar e barco de pescadores.  

‘O Farol’ é uma excelente opção de restaurante pé na areia, com uma cozinha costeira à la carte em pratos e porções que vão agradar o seu paladar, além de desfrutar de uma bela vista direto da sacada.
O restaurante tem capacidade para até 200 pessoas, com escolha de mesas dentro do salão que tem uma vista direto pra praia ou mesas direto na areia.  

Em 2009 o Sr. Avelino, mesmo continuando no restaurante, passou o bastão para o filho, Tadeu Reis, que também é Chef de Cozinha do restaurante e tem feito um brilhante trabalho junto com o pai e uma equipe totalmente alinhada e preparada para atender os clientes do restaurante.  

O prato que é carro-chefe hoje do Farol, além do famoso camarão mediterrâneo, é a feijoada de frutos do mar, pratos esses criados exclusivamente pelo chef Tadeu Reis, que inclusive é sucesso na Feira Gastronômica da região.  

O peso da pandemia e a volta por cima  

Com a chegada da pandemia, muitos estabelecimentos enfrentaram uma das piores crises econômicas já vistas até agora, com o Restaurante ‘O Farol’ não foi diferente. 

“O ano de 2020 foi bastante crítico e foi o que mais castigou a gente, tanto que ficamos 128 dias com a casa fechada sem atendimento por conta das medidas de proteção e também porque a maioria de nossos colaboradores fazem parte do grupo de riscos, foi um momento difícil, que afetou não somente as atividades comerciais da casa, mas o nosso emocional, afinal tínhamos pessoas que dependiam daquele trabalho, foi realmente um momento difícil.“, conta o chef Tadeu.  

Durante esse período de pandemia, tudo funciona conforme decretos expedidos pelos órgãos públicos e órgãos de saúde, conforme foi se controlando o avanço do vírus, alguns estabelecimentos comerciais, tidos como essenciais voltaram aos poucos o funcionamento.  


 

“Nós reabrimos depois desses 128 dias fechados e graças Deus tivemos um movimento muito bom na casa, claro que sempre respeitando as recomendações dos órgãos de saúde sobre a prevenção do coronavírus. Conseguimos regularizar as pendências que ficaram nesse período e a boa notícia é que não foi preciso reduzir o número de funcionários, ninguém foi demitido graças a Deus”, diz Tadeu 

Sobre o isolamento social nessa época de pandemia o chef Tadeu acredita que é importante sim respeitar o distanciamento e as medidas de proteção emitidas pelos órgãos de saúde.  

“Ainda tem muita gente que não entendeu a gravidade da situação e age normalmente como se nada tivesse acontecendo, por um lado sou a favor do ‘Fique em casa’, porque precisamos nos proteger e proteger as outras pessoas ao nosso redor, por outro lado precisamos trabalhar, mas que façamos isso com consciência e responsabilidade. Eu tenho fé em Deus que vamos sair dessa e que o comércio de modo geral vai se recuperar e a vida continuará nesse novo normal”, conclui.  


Antes da pandemia do Coronavírus, ‘O Farol’ funcionava de segunda a segunda, agora, seguindo todos os protocolos de saúde, o funcionamento da casa é de quarta a domingo, ate que tudo volte ao normal e o atendimento retorne como antes, todos os dias da semana.  

Sem a menor sombra de dúvidas ‘O Farol’ é um dos melhores restaurantes pé na areia da cidade de Guarujá. Prova disso são as avaliações positivas que o estabelecimento vem recebendo de clientes, no Tripadvisor, que é o maior site de viagens do mundo, no fornecimento de informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo.  

Serviço:  

Restaurante O Farol ( Praia de PerequêGuarujá )
Estrada Guarujá Bertioga, 1946, Guarujá/SP
Telefone: (13) 3303-2625
Instagram: @restauranteofarol 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »