23/09/2014 às 09h17min - Atualizada em 23/09/2014 às 09h17min

CNA fecha parceria com Departamento da Universidade de Cambridge para aplicar exames de proficiência em inglês

A rede de escolas de idiomas passa a aplicar exames de Cambridge English Language Assessment como requisito obrigatório para conclusão de curso de inglês para adultos

Patrícia Barbosa

O CNA, uma das maiores redes de ensino de idiomas do país, assinou um acordo com Cambridge English Language Assessment, departamento da Universidade de Cambridge responsável por certificações de inglês, para aplicar um dos exames de proficiência da instituição ao final de seu curso de inglês para adultos. Os alunos da rede sairão das escolas já com o certificado First, também conhecido como FCE – Cambridge English: First, aceito internacionalmente por instituições em todo mundo, entre escolas, empresas e órgãos governamentais.

De acordo com Heloísa Chaves, Diretora de Business Development de Cambridge English Language Assessment, a parceria vai permitir aos alunos do CNA mostrar que seu inglês segue padrões internacionais. “Estamos satisfeitos em ter o CNA como nosso centro autorizado e com o fato de proporcionar aos alunos a chance de obter a certificação do First ao final de seu curso. Afinal, isso significará que eles passarão a fazer parte de um grupo especial de milhares de pessoas em todo o mundo que tiveram sua proficiência em inglês certificada por altos padrões de qualidade.”

Para Marcelo Barros, Diretor de Educação do CNA, o apoio de Cambridge English dá ainda mais força ao trabalho realizado nas salas de aula. “Confiamos plenamente em nossa metodologia, que trabalha na construção constante do conhecimento aliando conteúdo à prática de forma leve e divertida. É possível afirmarmos, sem nenhum equívoco, que nossos alunos aprendem mais a cada aula – e que esse aprendizado se fixa porque é associado às situações do dia a dia, em que de fato se faz presente como real diferencial”, assegura Barros.

O CNA trabalha, agora, na capacitação de seus franqueados e dos colaboradores das escolas da rede a fim de determinar quais de suas quase 600 unidades serão “polos” para realização dos exames, bem como na capacitação e instrumentalização das equipes responsáveis por aplicá-los, obedecendo aos minuciosos padrões estabelecidos por Cambridge English. “Um de nossos pilares é a qualidade em todos os nossos processos, e veremos o reflexo desta prática nos próximos meses, quando diversas unidades do CNA passarão pela avaliação rigorosa de Cambridge English para oferecer os exames aos alunos”, completa Barros.  

 

Os profissionais da rede passarão por treinamento para se tornarem examinadores aprovados por Cambridge English Language Assessment. Durante o processo, eles também serão preparados para obter dois certificados da instituição - Cambridge English: Advanced (CEA) e o Cambridge English: Proficiency (CPE).

A previsão é que, até o final deste ano, já estejam definidas quais escolas aplicarão os exames First. Desta qualquer forma, todos os alunos da rede realizarão o teste, que terá frequência semestral dentro do período do ano letivo. De acordo com o cronograma, os primeiros exames de Cambridge English serão aplicados em julho de 2015, sendo que, antes disso, turmas-piloto farão testes em março do ano que vem para que toda a logística seja posta à prova e eventuais correções possam ser feitas a tempo.

O diretor de educação do CNA reforça que as escolas terão toda a autonomia necessária para indicar aos seus alunos aulas complementares, a fim de prepará-los adequadamente para a certificação – se assim julgarem necessário. “De qualquer forma, tenho total confiança de que aquilo é que ensinado em sala de aula é suficiente para que nossos estudantes tenham um desempenho excepcional”, finaliza Marcelo Barros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »