22/09/2014 às 17h47min - Atualizada em 22/09/2014 às 17h47min

Gaúchos terão acesso a informações sobre imóveis sem sair de casa

Accesso

A Associação de Registradores de Imóveis de São Paulo (ARISP) assinou um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que permitirá ao público o acesso aos serviços disponíveis no portal Registradores de Imóveis (www.registradores.org.br).

Graças à parceria será possível solicitar registro eletrônico (encaminhamento de títulos para registro), certidões, buscas e visualização da matrícula de um imóvel sem que seja preciso se deslocar até o cartório – o que garantirá agilidade, facilidade e menos custos. Os gaúchos também poderão pesquisar via web dados de imóveis fora do estado do Rio Grande do Sul em nome de pessoas que façam parte de um processo judicial, por exemplo.

Para fazer uso da ferramenta é necessário ter certificado digital, o que garante que todos os procedimentos são realizados com a mesma segurança e característica das operações entre os registradores e o judiciário.

A ARISP centraliza as informações e já assinou o mesmo termo de cooperação com os estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Pernambuco e Santa Catarina. O sistema integra todas as informações, o que facilita a busca e lhe confere funcionalidade.

            Este tipo de parceria está entre as iniciativas que os registradores de imóveis têm promovido para manter e aperfeiçoar o sistema de registro imobiliário do país.

            “A celebração deste convênio com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul permitindo a inclusão dos registros de imóveis daquele estado na central Registradores é um ganho para a completa integração dos registros de imóveis de todo o país, com isso ganha a população em termos a acesso mais rápido, mais fácil e com custos infinitamente menores à informação segura, consistente e completa do sistema registral brasileiro – um dos melhores do mundo”, ressalta Flauzilino Araújo dos Santos, presidente da ARISP.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »