23/06/2021 às 14h47min - Atualizada em 23/06/2021 às 17h58min

5 formas de fazer SEO local eficiente: entenda o que funciona

Entenda como funciona o SEO local

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Pixabay
Imagine que você é dono de um restaurante e em sua região existe uma concorrência forte com outros estabelecimentos. Apesar dessa disputa, quando o usuário pesquisa no Google “restaurantes próximos a mim”, o seu negócio aparece em primeiro lugar no buscador. Parece impossível? Mas não é!

Com estratégias de SEO local, você pode assumir as primeiras posições do Google, aumentando a exposição da marca, além de melhorar o tráfego e o número de conversões em sua página.

O SEO local é um conjunto de estratégias que ajudam a sua empresa a melhorar a reputação no Google. Por meio de alguns ajustes, a marca supera a concorrência e garante um diferencial competitivo no mercado.

Neste artigo, separamos algumas formas de fazer SEO local eficiente. Acompanhe!

1- Construa um site otimizado

Construir um site é uma das primeiras estratégias que empresas devem aplicar ao pensar em SEO local. Além de fortalecer a sua marca e aumentar a presença digital, esse recurso potencializa o alcance de usuários, transmite confiança e credibilidade, desenvolve um relacionamento com o consumidor, impacta nas vendas da empresa e diminui os seus custos.

Para posicionar a sua página nas primeiras posições do Google, recomendamos que você escolha um nome de domínio curto e eficiente, crie uma arquitetura de site pensando na experiência do usuário, publique conteúdos sobre a sua empresa e aplique otimizações de SEO ON Page e SEO OFF Page.

Existem diversos cursos na internet que ajudam a otimizar o conhecimento nesses termos. Portanto, antes de colocar a mão na massa, estude as estratégias indicadas por especialistas para conquistar ótimos resultados.

2- Faça um cadastro no Google Meu Negócio

Trata-se de uma ferramenta gratuita que foi desenvolvida pelo Google. Ela permite cadastrar o seu negócio para atingir uma classificação local. Quanto mais otimizada estiver a sua página, mais chances o empreendimento terá destaque no maior buscador do mundo.

Além de ser gratuito, o Google Meu Negócio traz outras vantagens para o consumidor. Dentre as mais comuns, encontram-se: possibilidade de divulgar promoções para milhares de pessoas, melhora a reputação na internet, permite analisar os dados sobre o comportamento do usuário, interação com os clientes, entre outros.

O lado positivo do Google Meu Negócio é que o sistema é bastante prático. Você não precisa ser especialista em internet para colocar a sua página no ar. A própria ferramenta mostra quais são os comandos necessários para expor a sua marca para o mundo.

3- Crie conteúdos de qualidade

Após cadastrar os dados básicos da sua empresa, é hora de adicionar conteúdos que vão influenciar positivamente no SEO local. Para surpreender os usuários, você deve colocar fotos dos produtos, mostrar qual é o horário de funcionamento, enumerar os serviços que são prestados pela companhia e outras informações que impactam positivamente na decisão do cliente.

Você deve ter um cuidado especial para atualizar com frequência a sua página no Google Meu Negócio. Informações obsoletas prejudicam a credibilidade da sua empresa não só no ambiente online, mas também offline. 

4- Pesquisa palavras-chave

Precisamos ser sinceros, caro leitor. A produção de conteúdo para SEO local não pode ser feita de qualquer forma. Você deve pesquisar as palavras-chave que são mais buscadas no Google e que fazem parte do seu segmento. Não adianta nada fazer um belo planejamento e construir uma página linda se ela não será encontrada pelos usuários do buscador, não é mesmo?

Na internet, você pode utilizar diversas ferramentas que ajudam nesse processo. As mais comuns são: Google Trends, Übersuggest, SEMrush, Keyword Tool, Google Keyword Planner, Moz, entre outras. Conheça as características de cada uma e como elas funcionam para descobrir a alternativa que mais combina com as suas necessidades.

5- Busque ajuda com profissionais qualificados

Para ter sucesso com SEO local, você precisa adicionar as palavras-chave em páginas estratégicas do seu site ou blog. Elas devem ser incluídas no: H1, tag de título, URL e na meta descrição. Se tiver dificuldades para executar esse processo, recomendamos contar com o apoio de profissionais capacitados para desenvolver um projeto mais assertivo.

Porém, antes de fechar qualquer contrato, faça uma análise SEO gratuita. Por meio desse processo, você consegue identificar pontos importantes que precisam ser otimizados, como: autoridade do site, tráfego do site, análise da concorrência e pesquisa de palavras-chave.

Após descobrir formas de fazer SEO local eficiente, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que podem impactar no sucesso das suas estratégias.
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