23/06/2021 às 14h36min - Atualizada em 23/06/2021 às 17h58min

5 vantagens de trabalhar home office

Quais são os lados bons do home office?

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Pixabay
Muita gente sonha em trabalhar em home office, e não é à toa. O trabalho neste formato oferece inúmeras vantagens, tanto para os colaboradores como para as empresas que utilizam este método de trabalho. Nos últimos anos as empresas estão percebendo as vantagens de trabalhar home office e por isso estão oferecendo essa oportunidade para os colaboradores.

A tendência atual da maioria das empresas é buscar soluções que tornem o trabalho mais agradável para seus colaboradores. O número de empresas que percebe o valor de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores é cada vez maior.

Vamos entender quais são as vantagens de trabalhar home office, tanto para os colaboradores como para as empresas.

Qualidade de vida


Um dos principais motivos para as pessoas desejarem trabalhar em home office, é o fator de qualidade de vida. Quem trabalha neste formato pode alistar inúmeras razões pelas quais a qualidade de vida melhora consideravelmente.

Mas para ajudar a entender, um dos grandes contribuintes para a qualidade de vida dos trabalhadores é o descanso. Assim como qualquer outro trabalho, o serviço home office exige dedicação e esforço, o que pode acabar cansando os colaboradores.

Entretanto, este tipo de trabalho dá espaço para que o colaborador possa descansar mais e restaurar suas energias. Geralmente os trabalhadores em regime home office, tem mais liberdade sobre o tempo que dormem ou realizam outra atividade.

Este formato de trabalho é ideal para pessoas que não querem ter que abandonar suas cidades para morar em grandes centros apenas para conseguir um emprego. Isso ajuda as pessoas se sentirem realizadas e uma das coisas que contribuem para a qualidade de vida é a realização.

Redução do estresse


Outra das vantagens de trabalhar home office é a redução do estresse natural da rotina de trabalho.

Pessoas que trabalham home office podem descansar por mais tempo, e isso já ajuda a reduzir o estresse. Muitas vezes o rendimento profissional é afetado por fatores alheios à atividade de trabalho, como por exemplo o deslocamento para o trabalho.

Uma das coisas que contribuem para o cansaço e estresse do trabalhador dentro de grandes centros urbanos é o deslocamento para o trabalho. Muitas vezes o trabalhador precisa acordar muito cedo em busca do transporte coletivo, que também costuma estar cheio de outras pessoas na mesma situação.

Sem mencionar as infindáveis horas em engarrafamentos e outras situações estressantes. Quando o trabalhador chega na empresa ele muitas vezes já está muito cansado, o que afeta o rendimento do trabalho.

É por isso que muitas pessoas procuram uma vaga para trabalhar home office. Este tipo de trabalho pode transformar a vida do colaborador e reduzir o cansaço e o estresse.

Contato com a família


Outra vantagem de trabalhar em home office é que as pessoas têm maior contato com suas famílias, principalmente quando os colaboradores têm filhos pequenos. Um dos fatores que contribuem para a satisfação na vida do colaborador é poder estar perto das pessoas que ama.

Mesmo que não possa dar muita atenção durante o expediente de trabalho, a presença já é um fator motivador, e isso beneficia muito aos profissionais, já que eles podem trabalhar próximo de seus entes queridos. Talvez este seja um dos maiores motivadores para quem busca uma vaga para trabalhar home office.

Ter contato com a família pode aumentar a satisfação do profissional e seu comprometimento com o trabalho.

Economia de recursos


Uma das vantagens para as empresas é a economia de recursos. Muitas vezes para manter o trabalho presencial a empresa precisa investir em uma estrutura física de grande porte para receber os colaboradores de forma segura, além de ter outros gastos relacionados à manutenção desta estrutura, como água, luz e outras contas.

Vale mencionar também que algumas empresas que têm o serviço presencial como atividade padrão precisam gastar com: transporte, alimentação e outras taxas para viabilizar o deslocamento do trabalhador.

O trabalho home office reduz consideravelmente estes gastos, já que o colaborador não precisa se deslocar para realizar o seu trabalho.

Supervisão ativa


A última vantagem está relacionada à supervisão do trabalho. O trabalho de equipes remotas pode ser supervisionado através de ferramentas virtuais, que ajudam a ver o que os colaboradores estão fazendo em tempo real. Muitas dessas ferramentas servem para organizar as atividades de trabalho, indicando quais são as atribuições diárias de cada colaborador, e também para registrar como o serviço é executado.

Este tipo de supervisão ativa ajuda a reduzir os erros nas atividades de trabalho, além de ser útil para dar ao colaborador o suporte necessário em caso de dúvidas e questionamentos.

Essas são apenas algumas das principais vantagens para empresas e pessoas que utilizam o trabalho de home office. Espero que nosso artigo tenha te ajudado entender quais são as vantagens de trabalhar home office. Se gostou do artigo compartilhe com outros!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »