18/09/2014 às 18h24min - Atualizada em 18/09/2014 às 18h24min

Marketing Digital: Estratégia e alinhamento tecnológico como chaves para o sucesso

Estudo da Forbes em parceria com a Wipro mostra os desafios e oportunidades da aplicação do marketing digital na indústria de bens de consumo: 43% dos executivos acreditam que a área de TI é muito ocupada para auxiliar nos processos de Marketing; e 78% planejam elevar seus investimentos em marketing digital no próximo ano.

Sthephanie Thomazini

*Por Jean Joubeir

 

Todos nós sabemos que o mundo digital mudou radicalmente a relação entre consumidor e empresa/marca. Sobretudo as companhias de bens de consumo que não aproveitarem o momento das tecnologias digitais para melhorar seus esforços de marketing, perderão espaço para a concorrência. Mas dentro desse universo de possibilidades, fica difícil medir efetivamente a maturidade da estratégia digital de cada negócio, não é mesmo? Talvez não. Segundo um recente estudo da Forbes realizado em parceria com a Wipro, o The Race Is On In Consumer Goods, existem cinco níveis que apontam a evolução da adoção das estratégias digitais pelas companhias de bens de consumo, sejam elas de produtos eletrônicos, alimentos, bebidas, cuidados pessoais, casa, etc.:

 

Transformadora – É a empresa que já abraçou uma ampla gama de estratégias digitais, sociais, mobile, ferramentas da web e analytics, transformando não só as áreas de vendas e marketing, mas também planejando integrar esses aprendizados na sua estratégia de negócios. 90% das empresas transformadoras entrevistadas apontam o marketing digital hoje como prioridade.

Ativa – É a companhia que está adotando uma grande quantidade de estratégias de marketing digital e vendas, com o objetivo de transformar não só esses setores, mas também o negócio como um todo.

Incremental – É a empresa que ainda está adicionando estratégias e ferramentas digitais para as estruturas de marketing e vendas existentes - testando e aprendendo - mas ainda não adotaram ou padronizaram plenamente tais soluções.

Prudente – Já olhou para as estratégias de marketing digital, mas ainda não identificou nenhuma possível oportunidade.

Incerta - Ainda não examinou todas as estratégias e tecnologias digitais.

 

A mesma pesquisa, porém, apontou que a cada 5 empresas que possuem uma estratégia digital, apenas uma delas é considerada transformadora. Isso porque 43% dos executivos acreditam que a área de TI é muito ocupada para auxiliar nos processos de marketing, e 65% deles acreditam que suas empresas precisam se empenhar mais ao utilizar as tecnologias digitais para otimizar e eficácia do marketing. Apesar disso, 78% já planejam elevar seus investimentos em marketing digital no próximo ano.

 

É importante, claro, que haja um planejamento consistente até que a empresa chegue ao estágio das companhias transformadoras, e seu sucesso depende da compreensão de como utilizar ferramentas e estratégias digitais para conhecer o seu consumidor e alavancar a receita através da conquista, fidelização e engajamento de clientes. Para isso, é fundamental o alinhamento entre as áreas de marketing e TI – 38% das empresas transformadoras consideram essa uma atitude relevante para elevar a eficácia do marketing digital. E essas ações não exigem apenas um website integrado a dispositivos móveis ou conteúdo relevante nas redes sociais, mas pedem também a aplicação de conceitos como omnichannel e análise de dados para gerar bons resultados.

 

As empresas transformadoras já compreendem que a tecnologia vai auxiliar na análise das informações para que a estratégia de marketing seja cada vez mais assertiva e se reverta em bons resultados para a companhia. Mas e a sua empresa, como se encaixa nesse cenário?

 

*Jean Joubeir é Head de Vendas para o segmento de Bens de Consumo e Varejo da Wipro na América Latina.


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