22/09/2014 às 10h43min - Atualizada em 22/09/2014 às 10h43min

Akzo Nobel conquista melhor gestão do PDV com solução móvel da MC1

Melissa Castro
Melissa Castro

A Akzo Nobel, maior multinacional de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes de especialidades químicas do mundo, atualizou seu sistema de controle dos pontos de venda com a implantação de uma ferramenta da MC1, empresa de soluções de mobilidade e inteligência de mercado, líder na América Latina para a indústria de bens de consumo. Agora, o Gerenciador de Trade Marketing da companhia contempla o roteiro dos assistentes de merchandising e dos coordenadores de trade, a captura de preços de ponta praticados e rupturas, e as ações que são planejadas e realizadas em cada visita ao PDV.

“A empresa já possuía uma solução de merchandising utilizada pela equipe em campo, mas que disponibilizava controles precários das ações realizadas em cada visita ao ponto de venda, como coletas de preço e gestão de materiais na loja”, afirma Fernando Domingues, gerente nacional de trade marketing da Tintas Coral, empresa do Grupo Akzo Nobel.

Para modernizar o sistema da fabricante de tintas, a MC1, que já era fornecedora, implementou a solução de mobilidade oneMarket, disponível 100% em Cloud Computing, que permite a coleta e análise de dados selecionados pela equipe de promotores em campo por meio de smartphones (Android), possibilitando a gestão e o controle do planejamento de materiais do ponto de venda, e o uso das verbas das ações de marketing. A ferramenta oneAnalytics também foi implantada para proporcionar resultados mais eficazes, já que fornece dashboards de monitoramento.

“Ser escolhido novamente por um cliente, demonstra reconhecimento e satisfação com os serviços que oferecemos. Esperamos ampliar essa parceria para outros processos de negócio da Akzo Nobel”, afirma Cesar Bertini, CEO da MC1.

Após um ano e meio da finalização do projeto, a Akzo Nobel conquistou acesso diário aos preços atualizados dos produtos, já que é um fator determinante para tomada de decisões no momento de implantar ou não uma campanha de Sell Out. Antes do novo cenário, a companhia não possuía controle sobre os valores, que eram frequentemente alterados, e tinha suas vendas prejudicadas. Agora, a empresa passou a administrar melhor a gestão de informações estratégicas e também conseguiu reduzir os gastos com deslocamentos até os pontos de venda.

“A MC1 foi escolhida pelo ótimo trabalho que vinha desempenhando com o setor de vendas e também para facilitar a interface entre os dois projetos no futuro. A equipe se mostrou bastante dedicada, pois esteve presente na fase inicial do projeto, preocupada e interessada em atender a nossa necessidade e proporcionar os benefícios que estávamos buscando”, completa Fernando.


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