21/06/2021 às 10h01min - Atualizada em 21/06/2021 às 13h38min

Resiliência: Habilidade que deve liderar cenários de conflitos e ancorar a comunicação

“Ter flexibilidade e capacidade de adaptação pode transformar situações alarmantes em aprendizados e boas estratégias de negócios”

SALA DA NOTÍCIA Vanessa de Cássia Tófano Denardi
https://www.vedacit.com.br/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=12313682622&utm_content=117814013916&utm_term=vedacit

*Por Anderson Passos


Quando o assunto é gerenciamento de crises, aparecem teorias e especialistas com narrativas parecidas. Obviamente que critérios como atuação preventiva, eficiência na captação de informações e a concepção de um comitê destinado para atuar na linha de frente são fundamentais. Mas, venho chamar a atenção para um aspecto imprescindível ao processo, que interfere diretamente na postura da liderança e muitas vezes acaba sendo esquecido:  a resiliência.
Ser resiliente significa ter equilíbrio e inteligência emocional para enfrentar as situações de risco.  Para Zygmunt Bauman, um dos grandes sociólogos e filósofos de nosso tempo, "Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas". Bauman nos convidou a refletir sobre a importância dessa prática, que deve ser parte de uma visão holística corporativa.
A resiliência é em si um exercício e uma habilidade a ser aprendida em qualquer momento da vida. O segredo para esse desenvolvimento está em sua essência e nada mais é do que o autoconhecimento. Trata-se, de forma prática, da nossa capacidade de lidar com situações adversas, superar pressões e reagir de forma positiva a elas, inclusive exercitando a competência da alteração dos fatos.
Durante uma crise, um bom líder dever ser o alicerce da equipe, pois é um formador de opinião diante dos acontecimentos. Por isso, um dos pontos cruciais de sua gestão é o controle emocional e psicológico.
Sua postura é decisiva, ainda mais em tempos de transformação digital, em que se tornou basal ter uma comunicação eficiente, levando em consideração a velocidade das informações. Dentro dessa complexidade, cabe ao gestor auxiliar o time na construção de um novo sentido sobre o que está acontecendo, definindo as linhas estratégicas mestras a serem consideradas.
Esse papel de interlocutor principal, só pode ser bem conduzido por meio da resiliência. Ainda mais em tempos de pandemia do Covid-19, quando o líder assumiu novos desafios como o gerenciamento de equipes remotas, as variantes comportamentais das pessoas frente a esse panorama e a ascenção de uma cultura organizacional muito mais horizontalizada.
Uma comunicação bem estruturada é a base para o desenvolvimento dessa habilidade, considerando sempre o comprometimento com os valores e propósitos da empresa, o exercício da paciência e humildade em um processo de escuta ativa, além de manter uma interface clara e objetiva com as áreas e criar, ou gerenciar, espaços para as discussões.
A consultoria americana MC Kinsey, uma das mais importantes do mundo, publicou um artigo apontando as características primordiais para a liderança durante uma crise. Entre elas, está uma comunicação eficaz que mantém a transparência e fornece atualizações constantes para a equipe. O documento enfatiza que comunicações frequentes e criteriosas mostram que os gestores estão atentos à situação e ajustam suas respostas à medida em que aprendem mais.
Ou seja, durante um cenário de conflitos a resiliência é peça-chave para o desenrolar dos acontecimentos, a recuperação e a transformação dos fatos. E, mais uma vez, é preciso compreender a importância de as organizações fortalecerem seus propósitos que serão totalmente integrados aos seus gestores.

* Anderson Passos é gerente de Marketing e Relacionamento com o Cliente na Vedacit, líder no mercado de impermeabilização. Formado em Comunicação Social na PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica), com MBA em Marketing com módulo internacional na FGV-Campinas (Fundação Getúlio Vargas) e Babson College em Boston (EUA) e mestrado em Semi-ótica e Rituais de Consumo em Marketing na USP (Universidade de São Paulo). Possui 19 anos de experiência em Comunicação Corporativa, Marketing Institucional, Relacionamento com a Imprensa, Eventos, SAC e Assistência Técnica, com atuação em empresas de grande porte multinacionais e nacionais.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »