18/06/2021 às 15h01min - Atualizada em 18/06/2021 às 17h40min

Cresce no Brasil demanda por mentoria de negócios

Com tantas mudanças no mercado, as quais acontecem em um ritmo cada vez mais frenético, grande parte dos empreendedores já não consegue acompanhar tantas inovações e mudanças na forma de consumir dos clientes.

DINO
https://jonaspires.com.br/
Jonas Pires


O aumento da contratação por serviços de mentoria é um sinal claro de que os empreendedores brasileiros estão abertos à aprendizagem. No entanto, será que essa abertura ao conhecimento está relacionada a uma atitude totalmente voluntária e dedicada ao saber? Com tantas mudanças no mercado, as quais acontecem em um ritmo cada vez mais frenético, grande parte dos empreendedores já não consegue acompanhar tantas inovações e mudanças na forma de consumir dos clientes.

Por tudo isso, contar com a ajuda de um profissional experiente e superantenado às tendências do mercado tornou-se quase uma exigência para o mundo dos negócios. Necessitado de evidenciar e criar novas vantagens competitivas, o empreendedor precisa sempre inovar, criando novos processos, produtos/serviços e principalmente novas formas de relacionar com seus clientes.

De acordo com a ABMEM – Associação Brasileira dos Mentores de Negócios, nos anos 2019 e 2020 o número de mentores de negócios disparou 78% em comparação ao ano de 2016, saindo de uma amostragem de oito mil para 35 mil mentores. A média de crescimento é de 19,5% ao ano, com expectativas de expansão em longo prazo, segundo visão da associação.

No entanto, diante dessa vasta oferta de mentores, como o empreendedor pode identificar o profissional certo para o seu tipo de negócio? A recorrência dessa dúvida é extremamente importante para elucidar a função do mentor, tendo em vista que ela trata justamente da sua essência, ou seja, a mentoria somente poderá ser útil para uma determinada empresa ou profissional se o histórico do mentor demonstrar experiência na área de negócios para a qual está sendo contratado.

De acordo com definição especificada pela ABMEN, a mentoria de negócios, "é um processo que inclui apoiar, subsidiar com dados e informações, levar à reflexão e estimular a aprendizagem organizacional, valendo-se, para isso, de uma metodologia que a subsidie". Portanto, como se observa, não existe mentoria sem experiência de mercado. Ao contratar um mentor, o empreendedor deve ficar atento ao seu currículo, pois o mesmo deve estar atrelado a experiências significativas e reais no campo dos negócios.

No ramo de consultoria há mais de 20 anos, o mentor e palestrante Jonas Pires afirma que a experiência é crucial quando se trata de resolver, com eficácia e durabilidade, as questões dos empreendedores. Tendo já atendido centenas de empresas como os Correios, Universidade Federal de Viçosa, Sebrae, CDL e diversas microempresas, o mentor de negócios comenta que os clientes precisam de mentorias que lhes ofereçam soluções práticas e não discursos eloquentes e respostas teorizadas. “Somente com bagagem de vida e um portfólio de soluções podemos ajudar os negócios de forma estratégica. Eu convivo diretamente e cotidianamente com as dores de vários empreendedores, por isso eu sei onde exatamente estão os gargalos dos negócios. Conheço de perto onde estão os problemas, por isso tenho condições reais e sustentáveis de oferecer soluções que vão aumentar resultados e corrigir problemas.”, afirma Jonas Pires.



Website: https://jonaspires.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp