17/09/2014 às 13h25min - Atualizada em 17/09/2014 às 13h27min

Pariquera-Açu recebe Oficina de Agentes Comunitários de Saúde e Oficina para Profissionais da Atenção Básica

Projeto Toda Criança Nasce Para Ser Feliz da Fundação Abrinq leva oficinasnovamente ao interior paulista

Renato Proença

         Nos próximos dias 17,18 e 19 de setembro, o município de Pariquera-Açu recebe a 2ª Oficina de Agentes Comunitários de Saúde e a 1ª Oficina para Profissionais da Atenção Báisca, ambas realizadas pelo Projeto Toda Criança Nasce Para Ser Feliz da Fundação Abrinq – Save The Children.
        Nesses encontros, patrocinados pela Unilever por meio da Kibon, serão realizadas atividadespara fortalecer a ação dos agentes comunitários de saúde e profissionais da atenção básica em questões materno-infantis, visando à redução das taxas de mortalidade infantil e materna.Essas oficinasbuscam contribuir com a sobrevivência e atenção à saúde de gestantes, parturientes e crianças de 0 a 5 anos nos municípios de Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açu e Peruíbe, no estado de São Paulo.
         As ministrantes serão Fabiola Zioni, Professora do Depto de Saúde Materno Infantil da Faculdade de Saúde Pública da USP e Lou Muniz, doutoranda do programa de saúde materno infantil da mesma faculdade.
         De acordo com Márcia Thomazinho, Líder da área de Saúde da Fundação Abrinq, as oficinas   fortalecem as capacidades dos agentes comunitários de saúde para melhor atender às gestantes e crianças dos municípios do projeto e assim contribuir para a redução da mortalidade materna e infantil, que constitui um grave problema de saúde pública nesses municípios.

 

Serviço
2ª Oficina de Agentes Comunitários de Saúde
Data:
17 e 18 de setembro
Horários:Dia 17 - 13h às 17h
Dia 18 - 9h às 13h
Local: Centro de Eventos de Pariquera-Açu - Avenida Olímpica, 100, Vila Maria, Pariquera-Açu (SP)

1ª Oficina para Profissionais da Atenção Básica
Data:
 19 de setembro
Horário: 9h às 13h
Local: Centro de Eventos de Pariquera-Açu – Avenida Olímpica, 100, Vila Maria, Pariquera-Açu(SP)

O Projeto Toda Criança Nasce Para Ser Feliz
         Promove o fortalecimento de políticas públicas locais para a redução das mortalidades infantil, na infância e materna, por causas evitáveis, contribuindo para a sobrevivência e atenção à saúde de gestantes, parturientes e crianças de 0 a 5 anos nos municípios do estado de São Paulo: Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açu e Peruíbe, municípios que apesar de estarem em um dos estados mais ricos do país, São Paulo, possuem altos índices de mortalidade infantil e materna. Em dois anos, o Projeto irá capacitar agentes de saúde, profissionais de saúde e líderes comunitários e conscientizar famílias sobre a importância de cuidados como pré-natal, vacinação e nutrição durante a gestação e primeira infância. O objetivo é, ao final deste período, ter beneficiado mais de 9.500 crianças e 6.200 famílias, e capacitado 500 profissionais de saúde.
         Conta com o patrocínio máster da Kibon, marca da Unilever líder no mercado de sorvetes há 70 anos.

 

Resultados esperados

9.530 crianças menores de 5 anos beneficiadas nos quatro municípios selecionados;
6.200 famílias beneficiadas com ações de saúde materno infantil pelos agentes comunitários de saúde 
(sendo 200 gestantes);
500 profissionais de saúde capacitados.
33.355 pessoas que serão atendidas pelos profissionais de saúde treinados;
127.000 pessoas sensibilizadas com temas de saúde materno-infantil por meio da divulgação da Campanha 
em rádios locais.

Sobre a Fundação Abrinq
         Criada em 1990, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.
         Desde 2010 é representante da Save the Children no Brasil e com esta parceria foi capaz de potencializar sua ação na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. A organização possui escritórios em São Paulo (SP), Recife (PE) e Petrolina (PE) e os seus programas estão organizados em quatro eixos: educação, emergência, proteção, saúde.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »