09/06/2021 às 15h21min - Atualizada em 10/06/2021 às 14h34min

Quais alimentos para consumir que melhoram a saúde do coração

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
A Angioplastia é uma cirurgia pouco invasiva feita para abrir uma artéria que esteja obstruída (parcial ou totalmente) por placas de gordura. Esse procedimento é recomendado em pacientes com grave risco de AVC por causa de vários motivos, entre eles a má alimentação. Como o melhor é prevenir, o ideal é entender quais alimentos para consumir que melhoram a saúde do coração. Isso ajuda a evitar passar pelo procedimento.

Atualmente, o Brasil vive uma verdadeira "epidemia" de doenças cardiovasculares. Para se ter ideia, doenças cardiovasculares são a causa número 1 de morte no Brasil. E o pior: elas aumentaram 132% na pandemia! Existem muitos motivos que explicam esse cenário. Um deles é o estresse, tão comum nas grandes cidades do Brasil. O outro é a má alimentação, já que muitas pessoas não comem adequadamente no país.

Quer saber quais alimentos para consumir que melhoram a saúde do coração? Então confira a lista abaixo!

Quais alimentos para consumir que melhoram a saúde do coração: 6 opções

1. Alimentos que contém ácidos graxos


Alguns dos principais ácidos graxos são o Ômega 3, 6 e 9. Eles são responsáveis por controlar o colesterol, proteger o coração e ajudar na circulação sanguínea. Alguns alimentos que contêm ácidos graxos são:
  • Peixes como o salmão e o atum e vegetais verde-escuros, como o espinafre, contém Ômega 3.
  • Amendoim, milho, grãos, ovos e óleos vegetais contém Ômega 6.
  • Castanhas, amêndoas e nozes, coco e abacate contém Ômega 9.
Caso haja problemas de circulação específicos, dores musculares ou fraqueza, o ideal é passar em um médico de confiança para que ele possa receitar complementos de ácidos graxos junto de sua dieta.

2. Frutas avermelhadas


O licopeno é um antioxidante que age diretamente na circulação sanguínea, e por isso, um aliado para a prevenção de doenças cardíacas. Ele é o responsável pela coloração avermelhada nas frutas, o que facilita na identificação de quais alimentos consumir para cuidar da saúde do coração.
A fruta mais famosa por ser rica em licopeno é o tomate, mas outras também cumprem a função, como o mamão, goiaba vermelha, melancia, caqui, pitanga e alguns vegetais como o repolho roxo.
Aliás, vale lembrar que as frutas vermelhas como framboesa, oxicoco, blueberry e outras são cheias de antioxidantes também. Por isso, devem estar na sua rotina, se possível. Faça suco, coloque em bolos e geleias para poder aproveitá-las ao máximo.

3. Cereais


Cereais como a aveia, arroz integral, cevada, milho e outros são ricos em fibra, outro item importante na dieta balanceada para o controle do colesterol.

Além de lidar com as gorduras no sangue, cereais controlam a glicemia, prevenindo a diabetes, e regulam o intestino, ajudando na prevenção de câncer e outros problemas gastrointestinais.

4. Água


A água é responsável por filtrar as toxinas do sangue, através dos rins, hidratar pele, músculos e órgãos, controlar a temperatura do corpo e até reduzir a ansiedade.

Tomar a quantidade certa de água diariamente também controla o colesterol e ativa a circulação sanguínea, dois fatores que, quando desbalanceados, agem no coração podendo causar ataques cardíacos, AVC e outros problemas graves.

5. Chocolate amargo


Você achou que uma alimentação mais saudável envolvia só alimentos "ruins"? Nada disso, tem muita coisa gostosa no meio do caminho. Uma delas é o chocolate amargo (70% cacau no mínimo). Esse tipo de alimento conta com muitas gorduras boas e antioxidantes. Como você já viu, esses nutrientes ajudam a controlar melhor a pressão arterial e previnem o aparecimento de placas de ateromas (que entopem os vasos e criam a necessidade de cirurgias). O ideal é comer, por dia, cerca de 30 gramas de chocolate amargo (são 3 quadradinhos da barra, mais ou menos).

6. Alho


Nas antigas lendas, o alho era um alimento que afastava os vampiros. Curiosamente, ele é um alimento muito útil para o nosso sangue e sistema cardiovascular no geral (além de ter muitos outros benefícios também). O alho ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos, especialmente durante o envelhecimento. Além disso, ele controla o diabetes e o colesterol negativo e reduz a pressão arterial. Nada mal, hein? Tudo isso garante que o seu sangue terá melhor qualidade e reduzirá as possibilidades de doenças.

Agora que você já sabe quais alimentos para consumir que melhoram a saúde do coração, é hora de rebalancear a sua dieta para ter uma alimentação mais saudável. No entanto, não pense que apenas mudar os seus hábitos alimentares é o suficiente para resolver a questão. Grande parte da prevenção de doenças cardiovasculares passa por uma vida com menos estresse, mais exercícios físicos e com menos hábitos negativos como fumar, beber álcool e tomar muito café.

Portanto, o primeiro passo é a alimentação e o próximo é uma vida mais saudável. No entanto, é importante também se consultar frequentemente com um cardiologista. Quando foi que você viu um pela última vez? Comente abaixo!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »