16/09/2014 às 17h33min - Atualizada em 16/09/2014 às 17h33min

Voto obrigatório é tema de discussão em colégio paulistano

Alunos do Colégio Mary Ward pesquisam o prós e contras do voto obrigatório no Brasil

Communica Brasil
Divulgação.

Na maior parte das democracias, o voto é um direito: o eleitor vota se quiser. No Brasil, entretanto, o cidadão não tem apenas o direito de votar, mas a obrigação de fazê-lo - entre as 15 maiores economias do mundo o Brasil é o único país em que o voto é obrigatório. Para discutir a temática, o Colégio Mary Ward realiza o bate-papo Voto obrigatório num país democrático?, com as turmas do Fundamental I e Educação Infantil, no dia 18 de setembro de 2014.

As atividades são destinadas para o período integral e semi-integral da escola. “O objetivo é refletir com os alunos sobre o sistema de governo do país, a questão do voto obrigatório, quais países utilizam este sistema e a opinião deles sobre o tema”, afirma Alexandra Grassini, professora do Período Integral do Colégio Mary Ward.

Para os alunos do Fundamental I, o tema será debatido e a turma será dividida em dois grupos. Um deles a favor do voto obrigatório, que pesquisará na biblioteca do colégio em sites orientados pela professora, quais as vantagens deste ponto de vista. Já o grupo voto obrigatório vai pesquisar quais as desvantagens deste tipo de votação. Com isso, eles vão elaborar uma propaganda política, como no horário eleitoral, e defender duas ideias. A atividade será finalizada uma roda de conversa para reflexões finais e um plebiscito em que os alunos votarão entre as opções: Voto Obrigatório x Voto não obrigatório.

Na Educação Infantil, serão trabalhados os conceitos obrigatoriedade x liberdade e na prática do dia-a-dia será debatido a questão da escolha coletiva das brincadeiras a serem realizadas na data. Um problema corriqueiro de difícil consenso em sala de aula. “Introduziremos, assim, a ideia do que representa a obrigação das ações e a liberdade das mesmas”, diz Grassini.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »