08/06/2021 às 15h13min - Atualizada em 08/06/2021 às 17h42min

Saiba como transformar site em app: entenda o conceito

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Se você não sabe como transformar um site em aplicativo, chegou ao lugar certo. Aqui, vamos listar quais são as alternativas mais indicadas do mercado, destacando como elas funcionam, benefícios, entre outras questões.

Vale a pena parar tudo que está fazendo para encontrar ótimas opções, especialmente, porque a transformação de um site em aplicativo traz diversos benefícios para um negócio, como: mais visibilidade, diferencial competitivo, mais proximidade com o usuário, entre outras questões.

Conheça agora quais são as ferramentas mais indicadas para construir um aplicativo para a sua empresa.

PWA

O principal objetivo dessa tecnologia é deixar o processo de transformação de sites em aplicativos mais prático e simples para qualquer pessoa. Por meio dessa ferramenta, você consegue incluir várias funcionalidades dos aplicativos e outros tipos de recursos.
 
  • Envio de notificações push aos usuários;
  • Instalação do ícone na tela do smartphone;
  • Acesso aos contatos;
  • Acesso a câmera;
  • Acesso a geolocalização dos usuários.

Um dos principais pontos negativos da ferramenta é que ela não é tão adaptável aos dispositivos iOS, e a experiência do usuário não ocorre da mesma forma que em um aplicativo.

App móvel híbrido

A próxima tecnologia da nossa lista foi desenvolvida por meio de códigos na linguagem CSS, HTML5 ou Javascript. Essa alternativa é interessante porque ela oferece uma experiência mais positiva para o usuário. No entanto, o App móvel híbrido não contém tantos recursos como um aplicativo nativo.

Apesar dessa particularidade, o App móvel híbrido está disponível para download e libera acesso às funcionalidades do smartphone.

Outro ponto positivo é que durante a criação do aplicativo o usuário não sofre com tantos problemas, uma vez que o tempo de carregamento da tecnologia é mais rápido que outras opções disponíveis no mercado.

Aplicativo nativo

Construir um aplicativo nessa tecnologia é teoricamente mais adequado, pois ela potencializa a performance e a personalização da ferramenta. Diante desse cenário, é possível converter um site em aplicativo sem grandes problemas. Por outro lado, é o formato que necessita de mais tempo e recursos por parte de uma companhia. 

Geralmente, nesse caso, é indicado fazer a contratação de desenvolvedores para implementar uma nova tecnologia. Esse profissional terá como missão escolher o wireframe e os recursos que o empreendedor necessita para construir uma loja virtual, por exemplo.

O aplicativo nativo exige um custo mais alto de uma empresa. No entanto, ele é ideal para quem deseja construir uma tecnologia mais completa e para aquelas pessoas que pretendem garantir um diferencial competitivo no mercado.

Como escolher a melhor opção?

Uma das maiores dificuldades dos empreendedores é escolher qual é a estratégia mais indicada para transformar um site em aplicativos. Antes de tomar uma decisão, recomendamos analisar os objetivos e a proposta que deseja tirar do papel. Se você pretende oferecer uma opção mais inovadora e diferente, vale a pena contar com o apoio de uma PWA.

Outro ponto que você deve observar é se aquela alternativa está dentro do orçamento da empresa. Não adianta ter a melhor opção do mercado se não consegue manter a tecnologia por muito tempo em seu negócio.

Precisamos ser sinceros, caro leitor. Embora o mercado tenha muitas opções disponíveis para construir um aplicativo, não é fácil implementar a ideia. Diante desse cenário, busque analisar cada proposta para definir o modelo mais adequado e que esteja de acordo com as metas do seu negócio.

Após descobrir como transformar um site em app, conheça os Mestres da Web. A empresa é uma das referências no mercado e pode ajudá-lo a desenvolver esse novo projeto em sua organização.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »