Quando a crise sanitária causada pela Covid-19 avançou, escolas migraram para o ensino remoto e o cenário trouxe novos desafios para as instituições de ensino, acelerando a busca pela inovação na educação. Esse foi o caso do Colégio e Curso Fator - tradicional colégio localizado em São João do Meriti, na Baixada Fluminense - que imediatamente buscou alternativas para dar continuidade ao ritmo de aprendizagem dos alunos, principalmente os estudantes em preparação para o vestibular.
A instituição acompanhou as mudanças e tendências que aconteciam no mercado educacional e apostou em ferramentas tecnológicas, a fim de oferecer mais estrutura e suporte aos alunos. “A tecnologia ajuda bastante, o mundo online é muito positivo para fortalecer a educação, principalmente em cenários como esse que estamos vivenciando”, comenta Rafael Lima, professor e fundador do Colégio Curso Fator.
Inicialmente, o colégio desenvolveu o Fator On, primeiro braço digital da escola, que é um curso regular focado no vestibular e conseguia atender aos alunos e suas dúvidas remotamente. Na sequência, a fim de ir ao encontro das transformações tecnológicas causadas na educação por conta da pandemia mundial, a escola firmou uma parceria com a plataforma de ensino TutorMundi, a fim de oferecer ainda mais suporte e estrutura aos estudantes.
“Queremos oferecer educação de qualidade e um serviço à frente da concorrência, que possa trazer mais vantagens para o aluno”, explica Rafael. “Sabíamos que não seria um ano totalmente presencial. Então, resolvemos apostar em inovação e tecnologia que iam ao encontro das transformações que estavam acontecendo no mercado, por causa do coronavírus”, continua.
Desde a introdução, o corpo docente do Colégio e Curso Fator percebeu mudanças significativas na rotina da sala de aula. Os professores conseguem ter mais tempo para passar o conteúdo das aulas, tornando-as mais interativas e atrativas e os alunos passaram a selecionar mais as dúvidas que tiram com os professores ao final de cada aula e definem o que vão falar com o tutor por meio da plataforma.
Para obter o sucesso com a introdução da tutoria, a escola buscou trabalhar em conjunto com os professores para demonstrar como a ferramenta poderia ajudá-los em suas atividades do dia a dia. “Quando o educador percebe que a ferramenta está ali para ajudar, dar apoio ao trabalho dele, as coisas fluem maravilhosamente bem”, conclui Rafael.
Colégio e Curso Fator vira referência em educação
Fundado em 2008 pelo empreendedor Rafael Lima, o Colégio e Curso Fator nasceu como cursinho pré-vestibular e teve o seu primeiro aprovado em Medicina em 2009, um ano após a fundação. Com o passar do tempo, a instituição começou a se tornar referência educacional e no ano de 2010 alcançou a marca de 70 alunos com o conceito A (70% de acerto na prova), no vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
No ano de 2014, o Colégio e Curso Fator inicia seu processo de expansão da marca e abre turmas para os primeiros do ensino fundamental e médio. Atualmente, a instituição atende turmas de todos os níveis dos ensinos fundamental e médio e tornou-se referência de ensino, alcançando a 54ª posição no ranking de aprovados do ENEM, no estado do Rio de Janeiro, e a 1ª colocação em São João do Meriti.