15/09/2014 às 16h26min - Atualizada em 15/09/2014 às 16h26min

Divisão automotiva da Tramontina planeja expansão

Após alguns anos voltada ao atendimento de clientes do segmento automotivo, a divisão da Tramontina Eletrik dedicada ao fornecimento de peças injetadas de alumínio vislumbra os mercados de duas rodas, agrícola e linha branca

Carmen Rosa

Quando se fala em Tramontina Eletrik é automático pensar em interruptores, tomadas, caixas de derivação, acessórios para eletrodutos... Afinal, a empresa fornece as mais variadas soluções técnicas para produtos destinados a instalações elétricas desde 1976. Entretanto, a competência desse braço do Grupo Tramontina não se restringe à fabricação de materiais elétricos de qualidade, vai além e chega a diversos segmentos industriais, especialmente o automotivo. Isso mesmo: nos veículos também têm Tramontina e já há algum tempo!

 

Foi a expertise na injeção de alumínio, reconhecida na confecção dos materiais elétricos, que levou a Tramontina Eletrik a criar, em 2000, a divisão dedicada ao fornecimento de peças injetadas de alumínio, sob encomenda, para variados setores da indústria, com destaque para o automotivo que, desde o princípio, demandou ativamente os serviços da nova área. Tanto que a empresa precisou criar uma estrutura voltada especificamente para alguns requisitos da norma ISO TS 16949, padrão reconhecido mundialmente relacionado à gestão da qualidade que se aplica a qualquer organização ativa no fornecimento da cadeia automotiva e de motocicletas.

 

De lá para cá, componentes para sistema de transmissão, linha de produtos para direção hidráulica, cilindros de embreagem e alto falantes saíram da fábrica da Tramontina Eletrik para o mercado. E para atender aos crescentes pedidos gerados com a expansão dos negócios para outras áreas de atuação, a companhia promoveu importantes investimentos nos últimos anos, não só na ampliação da capacidade produtiva como também no aprimoramento do seu parque fabril para ser um dos mais modernos e tecnológicos, com laboratório de ponta e maquinário de última geração.

 

Investimento em capacidade e tecnologia

Em seis anos, a Tramontina Eletrik realizou importantes investimentos em máquinas, equipamentos e periféricos e em estrutura produtiva e de desenvolvimento de produtos. Em 2012, finalizou a importação de quatro células de injeção de alumínio, que se juntaram às dez injetoras já existentes, para garantir mais agilidade à produção e competitividade no mercado. Esses equipamentos permitiram um acréscimo de aproximadamente 40% na capacidade instalada, alcançando 4.800 toneladas/ano, além do uso de matrizes com mais cavidades, o que possibilitou o atendimento de mais projetos especiais, desenvolvidos sob medida para cada cliente.

 

O moderno laboratório da empresa é composto por equipamentos de ponta, como uma máquina que realiza medições tridimensionais por meio de coordenadas, passando por espectrômetro de medição ótica que analisa a composição química das matérias-primas, e por máquina de tração que realiza ensaios de resistência mecânica, até Magma Flow que funciona como um simulador de injeção. Do total investido, parte foi direcionada para a compra de equipamentos da linha de produção, como as injetoras de 600 e 800 toneladas, o forno de fusão/indução – recentemente adquirido –, o centro de usinagem horizontal – também comprado há pouco e com previsão de chegada em outubro – e o equipamento para inspeção de Raio X.

 

“Temos hoje um completo e amplo parque fabril pronto a atender não apenas os tradicionais clientes dos segmentos de materiais elétricos e automotivo, mas também apto a abrir novas frentes de atuação, como, por exemplo, os mercados de duas rodas, agrícola e linha branca”, afirma Roberto Aimi, diretor da Tramontina Eletrik.

 

 

Perfil Tramontina Eletrik

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a Tramontina Eletrik é uma empresa do Grupo Tramontina que oferece o melhor em design, segurança e soluções técnicas para produtos destinados a instalações elétricas. Anteriormente denominada Forjasul Eletrik, desde 10 de janeiro de 2014 passou a se chamar Tramontina Eletrik.

Seu moderno parque fabril está instalado numa área construída de 24 mil m2, conta com 14 células de injeção de alumínio e 18 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 4.800 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas.

Utiliza a expertise e estrutura do Grupo Tramontina para garantir que seus produtos cheguem a todo o Brasil através de seus cinco Centros de Distribuição, localizados nas cidades de Carlos Barbosa, São Paulo, Salvador, Belém e Goiânia, e de cinco escritórios regionais de vendas, em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

Em 2013, investiu na compra de quatro novas células de injeção de plástico e, para este ano, a empresa prevê a conclusão de um novo pavilhão industrial de 12 mil m², o que permitirá ampliar a produção em 40%.

 

 

Tramontina Eletrik

Tel.: (54) 3461.8200

eletrik@tramontina.net

www.tramontina.com.br

 

Informações para imprensa:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Anapaula Couto: (11) 3578.6884 – 98609-2420 - anapaula@viapublicacomunicacao.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »