15/09/2014 às 16h18min - Atualizada em 15/09/2014 às 16h18min

Aprenda a corrigir piso e móvel de madeira riscados

De fácil aplicação, a Massa F12 da Viapol resolve a questão corrigindo, rejuntando ou calafetando assoalhos e preparando superfícies de madeira

Carmen Rosa

O piso de madeira está todo riscado e cheio de frestas? E o móvel, arranhou? Essas situações, mesmo corriqueiras, quando acontecem acabam desgastando, especialmente quando se imagina o tamanho da dificuldade, que sempre parece muito maior do que verdadeiramente é. Por isso, muita calma. Não é necessário se desfazer ou trocar tudo.

 

A Viapol, especialista no desenvolvimento de soluções químicas para a construção civil, tem o produto adequado para sanar a questão: a Massa F12, desenvolvida para corrigir, rejuntar ou calafetar assoalhos e preparar superfícies de madeira. De fácil aplicação, é compatível com sistemas comuns de acabamento, fácil de lixar e não tem cheiro ou vapores tóxicos. A seguir todas as dicas para seu melhor aproveitamento:

 

Equipamentos de segurança:

- Óculos de proteção;

- Máscara;

- Luvas de borracha.

 

Ferramentas:

- Espátula;

- Lixa;

- Pincel;

- Misturador manual.

 

Aplicação do produto:

Para começar, deve-se misturar bem o conteúdo da embalagem até obter uma massa homogênea e sem grumos. Em seguida, com a ajuda de uma espátula, aplique a Massa F12 na superfície de madeira. Aguarde até secar, lembrando que o tempo pode variar de acordo com a espessura da camada empregada. Antes da cura total do produto, faça o lixamento prévio (em condições normais de aplicação com espátula, uma película de massa de 1/2 mm seca ao ponto de lixamento em 30 minutos). Por fim, o acabamento desejado pode ser feito diretamente sobre a massa lixada, dispensando o uso de seladoras ou fundos especiais.

 

No caso de rejuntamento de assoalhos, quando estreitos (2 mm) são normalmente calafetados com uma demão. Para os mais largos, deve ser feito com um repasse. A Massa F12 não deve ser considerada responsável pela união das tábuas entre si, pois se houver movimentação, ela certamente trincará.

 

Recomendações:

- O sucesso da aplicação começa no preparo da superfície. É importante que esteja firme, limpa e sem resíduos, como poeira, gordura, graxa, sabão ou mofo;

- Caso a aplicação seja em assoalhos de tábuas, verifique se as peças estão firmemente colocadas, com espaçamento entre apoios, no máximo, de 40 cm e encaixe tipo macho e fêmea;

- Aplicação do acabamento deve ser feita após secagem completa da massa;

- Mantenha as embalagens fechadas e não as reutilize.

 

Com 1 kg da Massa F12 é possível calafetar cerca de 100 m de junta de 2 x 2 mm. O produto está disponível em seis tipos de embalagens (sachê de 200 g - Stand up Pouch, potes de 400 g e de 1,65 kg, galão de 6,50 kg e barricas de 16 kg e de 33 kg) e 11 cores (branca, ipê, cerejeira, imbuia, marfim, sucupira, mogno, nó-de-pinus, jatobá, castanho e cumaru). É compatível com os pigmentos em bisnaga (usados para tingir tinta látex) e, por esta razão, tonalidades especiais podem ser obtidas com adição de pequenas quantidades destes pigmentos.

 

E para auxiliar ainda mais a aplicação da Massa F12, a Viapol criou tutorial que pode ser acessado no site www.viapol.com.br e no canal da empresa no YouTube: www.youtube.com.br/ViapolSocial.

 

 

Viapol Ltda.

São Paulo: (11) 2107.3400

Nordeste: (71) 3507-9900

sac@viapol.com.br

www.viapol.com.br

www.viapol.com.br/blog

www.facebook.com/viapol

www.youtube.com.br/ViapolSocial

 

Informações para imprensa:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 - 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Taís Augusto: (11) 4423.3150 - 99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »