12/09/2014 às 16h52min - Atualizada em 12/09/2014 às 16h52min

Desafios da operação de sistemas metroferroviários em grandes eventos

Motivos para comemorar

Imprensa AEAMESP

Representantes dos metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro, da Supervia, operadora de trens urbanos do Rio e da Companhia de Trens Metropolitanos de S. Paulo (CPTM) manifestaram euforia ao descrever seu desempenho durante a Copa do Mundo em que apresentaram resultados de pesquisas muito favoráveis aos serviços prestados no período de 12 de junho a 13 de julho último. As manifestações ocorreram no painel 3 – Desafios da Operação de Sistemas Metroferroviários em Grandes Eventos, ocorrido no Centro de convenções Frei Caneca em São Paulo na quarta-feira, dia 10 de setembro de 2014.

As estratégias de organização das operações em grandes eventos periódicos e cada vez maiores nas duas cidades serviram de base para a montagem dos planos de atendimento para a Copa de 2014.
João Gouveia, diretor Operacional da Supervia, citou o reveillon e o carnaval no Rio, como eventos periódicos, a Jornada Mundial da Juventude que durou quatro dias e de última hora mudou a maior concentração de Mangaratiba para Copacabana, assim como o show de Paul McCartney realizado próximo à Estação Engenho de Dentro da empresa como eventos de sucesso que deu garantias para que o evento da Copa fosse um sucesso também.

Para enfrentar o próximo grande evento, as Olimpíadas de 2016, a Supervia está se preparando para concluir a substituição da frota de trens, parte de recursos próprios e a maior parcela do governo estadual. Em 2016 a empresa estará operando com 201 trens, dos quais 132 novos. A empresa ainda opera com 49 trens com mais de 24 anos, sendo alguns da década de 1950, em aço carbono.

Segundo Gouveia, a empresa substituiu boa parte dos trilhos (5 mil toneladas) e dormentes e renovou o centro de controle operacional, que tinha dois sistemas que não conversavam entre si. A substituição da sinalização da via é a etapa em andamento, assim como a modernização de seis estações que servirão aos passageiros que irão assistir às Olimpíadas.

Wellington José Bergonton, gerente da CPTM, disse que a operação do trem que serviu aos passageiros da Copa, da Estação da Luz a de Itaquera, em viagem de 19 minutos e intervalos de 8 minutos só recebeu elogios, como mostrado em um vídeo com entrevistas com passageiros brasileiros e estrangeiros. A CPTM também citou eventos de grande afluxo de público, como a prova de Fórmula 1 e o show Lollapaloosa em Interlagos que exigiram atendimento especial nas linhas Pinheiros-Grajaú e Osaco-Grajaú e a Virada Cultural e a Marcha para Jesus como eventos regulares com êxito nas operações.

Jorbert Flores, diretor do MetrôRio, afirmou que a empresa mantém uma gerência para grandes eventos que dispõe de recursos para o Carnaval que, nos últimos anos, por causa do desfile dos blocos, tem aumentado a cada ano o número de passageiros aos sábados. Neste ano chegaram a 700 mil, afirmou. Para atender aos passageiros da Copa, foi reforçado o esquema de segurança com simulação de atendimento por bombeiros e pelo esquadrão antibombas.

Além disso, teve ajuda de 120 voluntários e criou um aplicativo para celulares para transmitir informações. Os passageiros usaram três estações para facilitar o acesso aos diferentes portões do Estádio do Maracanã nos sete jogos. E o resultado foi satisfatório de acordo com pesquisa da TV Globo. A empresa fez evento de agradecimento aos funcionários e anúncios na imprensa na ocasião.

Mário Fioratti Filho, diretor de Operações do Metrô de São Paulo, disse que os grandes eventos, como réveillon não aumentaram muito o número de passageiros. No deste ano tivemos 46 mil entradas de madrugada diante de um público estimado de um milhão de pessoas. A Virada Cultural teve 62 mil passageiros de madrugada e a Marcha para Jesus, com 800 mil pessoas registrou apenas 70 mil passageiros.

Como no Rio, o Metrô de São Paulo orientou os passageiros da Copa a utilizarem as estações Artur Alvim e Itaquera, dependendo da entrada leste ou oeste do estádio. A empresa utilizou ss serviços de voluntários, mas de um total de 400 designados, apenas 80 compareceram, o que exigiu a convocação de funcionários de última hora para substituí-los. A pesquisa de satisfação acusaram 89% em média de bom e muito bom ao serviço.


Abra o link para obter a programação completa: http://digitalassessoria.us9.list-manage.com/track/click?u=953e0f518cf4b8fe13463fcf0&id=57a6343c9c&e=4ede3dd252
Telefone da Sala de Imprensa do Evento – (11) 3545-4703

Sobre a Semana – Realizada anualmente pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), a Semana de Tecnologia Metroferroviária é considerada o mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades. Durante os quatro dias serão apresentados 44 trabalhos e 11 paineis que abordarão temas voltados à mobilidade urbana.
Sobre a METROFERR 2014 – Paralelamente ao Congresso, acontecerá a METROFERR, uma exposição que reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, etc. que levam ao evento as inovações oferecidas ao mercado.
Serviço
20ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Data: 09 a 12 de setembro de 2014
Horário: 2º ao 4º dia – 9h00 às 17h30
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596 – São Paulo – SP

Após os painéis, os palestrantes atenderão a Imprensa na Sala VIP
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/aeamesp

____________________________________________________________

 Informações para a Imprensa
 Digital Assessoria Comunicação Integrada
 (11) 3667-0640/ 5574-1103 / 5579-2918 / 9740-6122
 Katia Siqueira – siqueira.katia@digitalassessoria.com.br
          Letícia Silvi – leticia@digitalassessoria.com.br
          Nathália Marques – natsiq007@hotmail.com
          Rodney Vergili – rodney@digitalassessoria.com.br

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »