01/06/2021 às 08h16min - Atualizada em 01/06/2021 às 10h20min

Como saber se a pessoa possui algum transtorno mental?

Segundo informações da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), cerca de 30% das pessoas têm quadro de transtorno mental ou sintomas visíveis. Por isso, é primordial responder a seguinte pergunta: como saber se a pessoa tem algum transtorno mental? Mas antes precisamos saber o que é transtorno mental.

DINO
https://clinicacleuzacanan.com.br/
Transtorno mental


O quadro de transtorno mental está presente na sociedade. Porém, a quantidade de pessoas que com o quadro detectado aumenta cada vez mais na vida moderna. A própria Organização Panamericana de Saúde confirma essa percepção: 30% das pessoas possuem sintomas ou o quadro de transtorno mental.

No caso dos dependentes químicos, é uma das consequências do uso de substâncias. Por isso, é fundamental saber identificar corretamente o quadro de transtorno mental.

Como identificar transtorno mental em dependentes químicos?

A pessoa que tem transtorno mental possui alterações de comportamento que podem modificar a sua rotina e a forma como se relaciona com outras pessoas. Essas mudanças estão relacionadas ao humor do dependente, a seu comportamento e mudança de hábitos. As causas mais comuns estão relacionadas ao estresse, ansiedade e à depressão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa que tenha transtorno mental não consegue relaxar do quadro de estresse, não consegue construir pensamentos sobre os mais diversos assuntos e prefere ficar reclusa a maior parte do tempo.

O dependente químico com transtorno mental necessita de atendimento e atenção adequados porque pequenos sintomas podem desencadear situações perigosas.

O que pode causar transtorno mental?

As causas mais comuns de transtorno mental estão relacionadas diretamente à ansiedade, depressão e estresse. Não por acaso, essas três doenças estão muito presentes na sociedade e são potencializadas por diversos fatores do dia a dia.

O estado de ansiedade é comum e aparece pelas mais diversas causas e podem ser resultantes de aflições pessoais ou profissionais. É também resposta do organismo diante de uma situação que faz com que o corpo assuma ou uma postura de luta ou de fuga.

Finalmente, as causas do transtorno mental podem estar atreladas a fatores genéticos que interferem no ser humano e que podem desenvolver a doença.

Como saber o estado de transtorno mental de uma pessoa?

Para descobrir se a pessoa tem transtorno mental, existem alguns sintomas que podem ser identificados de forma mais perceptível, por isso é importante que o cônjuge e familiares possam auxiliar o paciente a detectar estes sinais e orientá-lo para encontrar um tratamento médico. O primeiro sintoma presente é a falta de regularidade do sono, sendo tanto a insônia, até o excesso de sono.

O recomendado é que se durma entre 7 a 9 horas por dia, a depender dos hábitos e das necessidades que o indivíduo possua para obter repouso adequado. A falta ou o excesso de sono pode indicar quadro de depressão, ansiedade e até o uso de substâncias químicas.

Ansiedade e tensão em demasia são sinais que podem indicar o quadro clínico de transtorno. Se as preocupações são excessivas a ponto de gerar dores corporais e falta de ar, esses são motivos para tomar mais cuidados.

Mudanças repentinas de humor são outro sinal de atenção. Reações exageradas, tristeza ou frustração com grande facilidade e dificuldade em superar momentos adversos e sentir a perda de controle sobre a própria vida também são sinais que merecem atenção.

Uma pessoa ter a personalidade mais retraída e fechada não é necessariamente um problema. Contudo, quando uma pessoa não compartilha sentimentos, se isola perdendo a capacidade e o interesse pela vida social e deixa de fazer coisas que antes fazia são sinais que devem ser observados.

Lapsos de memória frequentes também são sinais. É preciso observar se o familiar costuma esquecer fatos cotidianos e lembranças íntimas vividas durante a infância ou na vida adulta. O esquecimento pode demonstrar a perda da aptidão por tomar decisões e de conseguir se concentrar mentalmente.

Quando é a hora de procurar um psiquiatra?

A hora certa para procurar um psiquiatra é quando os sintomas do transtorno mental estão presentes de forma que interferem na rotina e na vida da pessoa. Alguns sintomas demonstram a necessidade de procurar o psiquiatra imediatamente, como: dificuldade de raciocínio, hiperatividade, desmotivação, desânimo, isolamento, medo e sensação de asfixia.

O que fazer com uma pessoa com problemas mentais?

A melhor forma de ajudar uma pessoa com transtornos mentais é dar todo o apoio necessário que ela precisa. Ouvir e compreender os seus problemas, necessidades e se colocar à disposição para dar toda a ajuda necessária pode estimulá-la a enfrentar esta situação com esperança.

A clínica Cleuza Canan tem mais de 40 anos de experiência com o tratamento de transtornos mentais decorrentes do abuso de álcool e drogas com 15 mil m², infraestrutura e equipe multidisciplinar qualificada, trabalha especificamente no tratamento de transtornos mentais.

Acesse o site: https://clinicacleuzacanan.com.br/ e conheça a instituição.



Website: https://clinicacleuzacanan.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp