11/09/2014 às 10h46min - Atualizada em 11/09/2014 às 10h46min

SIL amplia linha AtoxSil lançando versão multipolar

Pela segunda vez participando da Feicon Nordeste, a empresa traz novidades de seu portfólio a um mercado de perspectivas bastante positivas

Carmen Rosa

A SIL, fabricante de fios e cabos elétricos de baixa tensão, está completando 40 anos de atividade e aproveita sua presença na Feicon Batimat Nordeste – 2º Salão Internacional da Construção para apresentar a novidade de seu portfólio: os cabos flexíveis AtoxSil multipolares. A participação na feira, que será realizada em Recife (PE) entre os dias 22 e 24 de outubro, reforça a estratégia da empresa em atender aos profissionais do setor na região Nordeste, que mostra grande potencial de crescimento, e leva ao mercado a novidade que vem complementar um portfólio que prioriza o conjunto segurança, qualidade e funcionalidade.

 

O uso de cabos que têm como características baixa emissão de fumaça e gases tóxicos quando queimados vem crescendo progressivamente. Este aumento ocorre devido à exigência quanto à instalação de fios e cabos com estas características em locais de grande circulação de pessoas e difíceis rotas de fuga, conforme descrito na norma NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Para este mercado a SIL oferece há alguns anos a linha AtoxSil.

 

A novidade são os Cabos Multipolares AtoxSil, que agora conta com cabos com dois, três e quatro condutores nos Cabos AtoxSil 0,6/1 kV 90ºC. Os novos cabos estão disponíveis nas seções 2 x 1,5mm² ao 2 x 16mm²; 3 x 1,5mm² ao 3 x 70mm² e 4 x 1,5mm² ao 4 x 70mm². Com cobertura preta, os produtos possuem veias em diferentes cores, de acordo com cada versão do produto. Com dois condutores: cores preta e azul clara; três condutores: preta, azul clara e branca; quatro condutores: branca, vermelha, preta e azul clara.

 

Indicados para diversas aplicações, os cabos multipolares deixam a instalação mais organizada, uma vez que facilitam a identificação de cada circuito elétrico. A utilização de cada seção dependerá do circuito a ser formado. Como exemplos, em circuito monofásico sem terra será utilizado o cabo de dois condutores; havendo o condutor terra, três condutores; em circuito trifásico mais neutro, será necessário um cabo de quatro condutores.

 

Conscientização da segurança

Conhecidos como não halogenados ou simplesmente como cabos atox, os Cabos AtoxSil 750 V apresentam baixa emissão de fumaça e gases tóxicos quando queimados devido ao composto isolante utilizado, chamado de poliolefina. No caso dos Cabos AtoxSil 0,6/1 kV 90ºC o composto isolante é o HEPR e a cobertura em poliolefina. O termo não halogenado vem do fato da poliolefina não possuir em sua composição nenhum elemento químico da família dos halogênios, ao contrário do PVC, que em sua formulação possui halogênios.

 

“O aumento do consumo provém da conscientização das pessoas quanto à necessidade de se fazer obras mais seguras e que atendam plenamente às normas técnicas”, avalia Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produto da SIL. “A ampliação do mix de produtos mostra, mais uma vez, o domínio pela SIL das novas tecnologias de produção de fios e cabos, e o compromisso com a evolução e segurança das instalações elétricas.”

 

Interatividade no estande

Além do lançamento dos Cabos Multipolares AtoxSil, o estande da SIL na Feicon Batimat Nordeste 2014 promete muita interatividade. Uma das novidades poderá ser vista logo na entrada, onde uma tela touch screen estará disponível para que os visitantes naveguem pelo Simulador de Produtos SIL. O serviço foi desenvolvido para facilitar a identificação do fio ou cabo elétrico mais adequado a cada necessidade e já está disponível no site da empresa, no endereço: www.sil.com.br/simulador/index.html.

 

O usuário pode escolher entre duas opções de simulação: Residencial e Técnica. Na Residencial encontrará, de forma ilustrativa, as recomendações para uma instalação segura para diversas aplicações, como iluminação, chuveiro, lavadora de roupa e aparelho de TV, entre outros produtos elétricos e eletrônicos.

 

No Simulador Técnico, voltado a profissionais da área, é possível definir o fio ou cabo elétrico da SIL que irá garantir o melhor desempenho a partir de dados fornecidos pelo usuário, como seção nominal, método de instalação, tensão do circuito, isolação dos condutores, temperatura ambiente e número de circuitos simultâneos.

 

O público da Feicon Nordeste ainda terá a oportunidade de participar de treinamentos gratuitos sobre Condutores Elétricos de Baixa Tensão, que acontecerão durante a feira, no próprio estande da SIL.

 

 

Serviço

Feicon Batimat Nordeste – 2º Salão Internacional da Construção

Data: 22 a 24 de outubro

Horário: das 16h às 22h

Local: Centro de Convenções de Pernambuco

Endereço: Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Olinda - PE

Localização do estande: Rua B, nº 01

www.feiconne.com.br

 

 

Perfil SIL

Em 2014 a SIL comemora os 40 anos de fundação e de uma história vitoriosa, período em que se tornou uma das principais indústrias do Brasil na produção de fios e cabos destinados às instalações elétricas com tensões até 1 kV (baixa tensão), cabos de solda e para transmissão de áudio e de sinal de vídeo.

Ao longo dessas quatro décadas tornou-se reconhecida pela seriedade na política de atuação e na relação com seus parceiros e fornecedores, com metas e diretrizes honestas, somadas a iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor. As premiações recebidas nos últimos anos confirmam a liderança da marca no segmento de fios e cabos elétricos.

Seu parque fabril está instalado em um terreno de 30.000 m² localizado em Guarulhos (SP) e possui equipamentos de última geração e capacidade instalada para processar 30 mil toneladas/ano de cobre. A SIL conta hoje com 380 funcionários e 60 representantes em todo o País. A expectativa para 2014 é de registrar um crescimento de faturamento 5 a 10% superior ao atingido em 2013.

 

 

SIL Fios e Cabos Elétricos

Tels.: (11) 3377.3333 – SAC 0800 55 0008

www.sil.com.br

www.facebook.com/silfiosecabos

www.youtube.com/user/silfiosecabos

 

Informações para imprensa:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Anapaula Couto: (11) 3578.6884 – 98609.2420 – anapaula@viapublicacomunicacao.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »