05/05/2021 às 11h28min - Atualizada em 05/05/2021 às 12h20min

Indústria brasileira tem 21º melhor desempenho entre 42 economias, segundo levantamento

O Brasil encerrou 2020 em 21º lugar no ranking de desempenho industrial. O setor emprega 9,7 milhões de pessoas, o que equivale a mais de 20% dos empregos formais do país

DINO
https://www.efficaxbrasil.com.br


A indústria brasileira fechou o ano de 2020 ocupando o 21º lugar no ranking de desempenho industrial entre 42 economias. Os dados são do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). O levantamento considerou o desempenho da indústria medido pelos parâmetros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realiza comparações com outras coletas de dados, como as realizadas pelo National Bureau of Statistics of China, Eurostat e Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Melhores desempenhos são de Irlanda, Noruega e China

De acordo com os dados do Iedi, as nações que melhor se desempenharam no setor industrial foram Irlanda, Noruega e China. Por outro lado, as piores colocações foram da Itália, Luxemburgo e Alemanha. Para o Iedi, a economia brasileira conseguiu terminar em uma colocação muito acima do que previa o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Por conta da pandemia, projetava-se queda acentuada no desempenho, o que não ocorreu, muito provavelmente, graças aos programas de auxílio que foram dados às empresas e famílias em 2020. A liberação de auxílios emergenciais possibilitou juros e condições de câmbio mais positivas, e o setor industrial pôde reagir no segundo semestre (principalmente entre julho e setembro).

Setor industrial é vital para a economia brasileira na retomada da crise

A indústria brasileira sempre foi muito importante para a economia do país - agora mais ainda. Após a crise ocasionada pela pandemia da Covid-19, o setor se tornou aposta para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias para venda e retomada financeira.

Isso porque a indústria brasileira é responsável pelo planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços de alto valor agregado, muitos envolvendo segmentos de marketing, logística, pesquisa científica e design. Em decorrência disso, outros setores que influenciam diretamente na economia, como a agricultura e o comércio, podem ter benefícios por meio da indústria (chegando a depender dela) para venderem mais.

Setor industrial emprega 9,7 milhões de pessoas, mais de 20% de todos os empregos formais

Apenas em 2019, a indústria brasileira foi responsável por mais de 20% do PIB nacional. De acordo com os dados do IBGE e do Ministério da Economia, R$ 2,40 são gerados na economia nacional a cada R$ 1 produzido pelo setor industrial.

Também de acordo com os dados coletados em 2019, o setor é responsável por empregar 9,7 milhões de pessoas, o que corresponde a mais de 20% de todos os empregos formais do Brasil. A maioria desses trabalhadores (6,8 milhões) está atuando na indústria de transformação. Além disso, aqueles que possuem ensino superior tendem a ganhar até 33% a mais, o que ajuda na melhoria da renda per capita dos brasileiros.

Componentes e lubrificantes industriais garantem desempenho da linha de produção

A indústria move a economia e, consequentemente, todo do país, sendo que componentes industriais, como lubrificantes industriais, contribuem de forma direta para que a linha de produção continue operante e entregue todas as demandas aos clientes. Para contar com os melhores lubrificantes industriais do mercado, fábricas e indústrias devem optar por fornecedores seguros e especialistas em lubrificantes e filtros.



Website: https://www.efficaxbrasil.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp