04/05/2021 às 14h44min - Atualizada em 04/05/2021 às 19h38min

Confira 5 truques para ajudar a organizar sua casa

Segundo a Arbo Imóveis, ter uma casa arrumada e harmoniosa nos torna aptos para uma vida mais plena e saudável

SALA DA NOTÍCIA Arbo Imóveis
Alguns estudos afirmam que um ambiente limpo e arrumado é também mais salubre, pois ele influencia o estado emocional dos moradores, inclusive, os hábitos alimentares podem ser alterados dependendo da situação que se encontra o ambiente onde se vive. Normalmente, a bagunça e a desordem estão associadas ao excesso de coisas que acumulamos e guardamos.

É preciso destacar que, para ter um ambiente organizado, ele não precisa estar finamente decorado, de acordo com as tendências de decorações de interiores. A organização é para ser aplicada no ambiente onde estamos e com as condições que temos. Pequenos espaços podem carregar um grande potencial de armazenamento com as ferramentas certas.

Pensando no desgaste que o pontapé inicial de uma arrumação de casa pode causar, a Arbo Imóveis, marketplace do mercado imobiliário, que simplifica as transações para locatários, proprietários, administradores e compradores de imóveis, listou cinco dicas úteis e importantes para quem quer começar a revolucionar a arrumação da casa.

1- Comece pelos itens que você mais usa
Muitas vezes a organização da casa começa por itens pouco usados e que estão jogados no fundo de um armário. Esqueça isso! Comece pelos objetos usados com frequência e que fazem parte do dia a dia. Isso faz com que, por exemplo, aquela camisa que sabe que você tem e que combina com a calça escolhida seja encontrada rapidamente. Um lembrete: faça um controle e anote tudo que você emprestou para alguém ou pegou emprestado, seja na sua agenda ou mesmo no celular.

2 - Use etiqueta como sua aliada da organização
As etiquetas são grandes aliadas na identificação de itens e de atividades diárias. Muitas vezes, elas são esquecidas ou subjugadas, mas podemos garantir que um item seja identificado rapidamente, trazendo uma ótima otimização de tempo. É interessante que elas sejam personalizadas. Na cozinha, por exemplo, as etiquetas de cor branca podem ser usadas para potes de alimentos prontos ou congelados. É importante sempre colocar a data. Móveis multiuso, como prateleiras e penduradores também são aliados na organização de casa. As roupas também são peças que podem ser separadas e etiquetadas para identificação. Uma dica é deixar as roupas separadas por utilidade, por exemplo: todos os casacos de inverno juntos, as roupas de festa juntas, sapatos de salto, assim por diante.

3. Desapegue do que você não usa mais
Segundo a filosofia milenar do Feng Shui, o desapego deve acontecer para que coisas novas aconteçam em sua vida. Não deixe para desapegar apenas uma ou duas vezes por ano. O desapego é um exercício rotineiro onde o que não se usa deve circular. Lembre-se que o que não serve mais para você, pode ser útil para outra pessoa. Por isso, faça sempre doações ou mesmo uma venda. Uma roupa velha, um sapato de coleção passada, um abajur que perdeu a utilidade ou mesmo um presente que não agradou podem entrar na lista de itens de desapego.

4. Cada um é responsável pela sua organização
É comum encontrarmos núcleos familiares onde a mãe ou o pai são os responsáveis pela organização e manutenção da casa (em alguns casos a ajudante do lar). Para melhorar as tarefas e não sobrecarregar ninguém, procure passar pequenas tarefas para as crianças e também para os idosos. Lavar a louça, colocar roupas sujas na tulha, arrumar a cama, trocar o saquinho de lixo dos banheiros , guardar os sapatos jogados na casa, levar as louças sujas para a pia, pendurar a toalha molhada, são pequenas atitudes que ajudam a manter o ambiente arrumado e organizado e podem ser perfeitamente realizadas por qualquer idade.

5. Tão importante quanto organizar é manter organizado
Não basta tirar um dia ou uma semana da sua rotina para organizar todos os itens do seu lar. É preciso também ter o compromisso de manter a ordem e respeitar os lugares estabelecidos para cada objeto. Aqui vale um lembrete: manter é mais fácil que organizar. Então, quando for sistematizar os artefatos de sua casa, pense nas questões práticas e na maneira mais fácil de manter tudo estruturado. Arrumar a cama e juntar itens jogados pela casa são duas atividades muito simples que fazem uma diferença enorme para o "humor" do lar. Sofá e cama arrumados trazem uma sensação de bem-estar. No banheiro e na cozinha a limpeza deve ser constante, como aquele ditado "sujou, lavou"! Não deixe acumular louça suja para evitar um trabalho penoso quando resolver limpar a cozinha. Uma boa dica é deixar um calendário de tarefas para cada dia da semana e também para cada morador da casa. Isto evita brigas desnecessárias e tarefas pesadas no final de semana ou nos dias livres.

Com a casa arrumada e organizada você sentirá uma energia diferente em seu lar e, com certeza, terá mais disposição para realizar suas tarefas diárias, inclusive de trabalho, seja remoto ou presencial. Segundo o Feng Shui, sua casa precisa emanar alegria e felicidade, e pode ter certeza que com a casa organizada este objetivo será alcançado com mais facilidade.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »