07/09/2014 às 00h29min - Atualizada em 07/09/2014 às 00h29min

Discurso de Dilma, Aécio e Marina não dialoga com o eleitor brasileiro, diz especialista

Para o professor de oratória política, Alcides Schotten, campanha presidencial no Brasil é pautada por um discurso frio sobre economia e projetos sociais

Assessoria de Imprensa Conversion

O discurso dos candidatos à presidência da república está muito aquém da linguagem e da realidade dos mais de 140 milhões de eleitores brasileiros. É o que afirma o especialista em oratória, o professor Alcides Schotten, diretor executivo da consultoria Methodus.
 
Para Schotten, o grande discurso político é quando o povo sente que usaria as mesmas palavras, os mesmos argumentos e as mesmas indignações se estivesse fazendo uso da palavra. “Os candidatos Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva carecem dessas virtudes”, diz.
 
Oratória dos candidatos, por Alcides Schotten
 
Dilma Rousseft – nem sempre cita números que provem suas afirmações; insiste em atribuir o baixo PIB apenas aos problemas econômicos internacionais (já em vias de superação); melhor seria reconhecer problemas internos (daria sinais de que faria mudanças, porque os reconhece); em suas falas demonstra nervosismo, defesa, irritação; deveria apresentar projetos inovadores e não continuistas. Terá alguma chance com Marina, caso saibam explorar corretamente seus 11 minutos e 48 segundos. Não quer “bater” em Aécio, pois o PT acredita que precisará dele em um segundo turno. 
 
Marina Silva – deve abandonar os óculos com armação pesada e vermelha (trocar por armação preta e mais fina), não usar xale, usar traje com cores definidas(usa muito bege, corres clarinhas - essas corres não transmitem força, postura forte); porém, está conseguindo encarnar um pouco da mudança que se almeja hoje, principalmente no que se refere ao governo mais longe da corrupção; em suas falas está aos poucos demonstrando que tem visão abrangente sobre os principais problemas nacionais: corrupção, baixo crescimento econômico, abandono da saúde, descaso com a educação; outro ponto muito a favor: demonstra altivez ao reconhecer políticos capazes e honestos nos quadros dos adversários. Representa um sonho, mas ainda não uma realidade. 
 
Aécio Neves – quando questionado sobre algum ponto comprometedor sempre expressa um sorrisinho que demonstra tacanhez e provincianismo e não postura de estadista; lembra um garoto surpreendido em pilantragem; refere-se aos seu Governo do Estado de Minas inúmeras vezes, porém os brasileiros de norte a sul não reconhece esses feitos; Aécio não apresenta proposta inovadora e que o diferencie de Dilma; não transmite em sua postura e fala as mudanças que nesse momento os brasileiros querem e precisam ouvir. Não representa um sonho e nem uma realidade.
 
Sobre a Methodus
Methodus é uma instituição de ensino que oferece cursos para formação e aprimoramento de liderança nas áreas de Oratória, Administração do Tempo, Leitura Dinâmica e Memorização. Fundada em 1998, ao longo dos 16 anos, já formou mais de 12 mil alunos. O método utilizado nos cursos e treinamentos foi desenvolvido pelo professor e filósofo Alcides Schotten, que procurou em todo o conhecimento humano – desde Platão e Aristóteles, na Grécia Antiga, até os pensadores mais modernos – um ponto de equilíbrio e o segredo do aperfeiçoamento de talentos naturais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »