07/09/2014 às 00h16min - Atualizada em 07/09/2014 às 00h16min

No Natal a Gente Vem Te Buscar

Confira! Será no teatro da E.E Plínio Barreto, dia 13/09 às 19h.

Letícia Fialho

Solteirona,  senhora idosa que após uma viagem de trem não encontra os parentes que esperava encontrar, vai parar em um asilo sem nenhum cuidado. Ali chegando se dá conta de que, na verdade, está abandonada. Espantada com essa nova realidade e em companhia apenas de sua tia, embarca em um encontro nostálgico com as lembranças mais profundas de seu passado em flashs da infância e juventude.  A trilha sonora inédita, especialmente composta para a montagem, contribui com esta tragicomédia repleta de poesia e sensibilidade, que retrata a realidade dos idosos e mostra um lado que geralmente passa despercebido aos olhos da sociedade.
 

NAS TRILHAS DO GRUPO ARTE EM CENA

Em maio de 2007, na Escola Estadual Plínio Barreto, surgiu o Projeto Arte em Cena, do anseio de adolescentes - alunos do E.F. e E.M. - em participar de encenações teatrais e, do interesse da professora Márcia Polacchini em fomentar este desejo em um projeto voltado para sua formação de professora de arte e teatro.

Em 2009, surgiu o Grupo Arte em Cena, formado por alunos e ex-alunos que desde o início participaram do projeto, e que, independente das aulas, vinham à escola para ampliar e aprofundar os estudos sobre teatro. Para iniciar essa fase, o texto escolhido pelo grupo foi um clássico: A Megera Domada de Willian Shakespeare, espetáculo estreado em 31 de outubro de 2009, e apresentado por diversas vezes no teatro da escola com grande sucesso, por isso foi retomado em 2010.

Com o mesmo comprometimento, no ano de 2011, optou-se por um autor contemporâneo: Carlos Alberto Soffredini, e o texto Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu que, após extenso trabalho e vasta pesquisa sobre o circo-teatro, ensaios, estreou em 01 de julho de 2011, seguindo com apresentações durante todo o segundo semestre também com grande sucesso.

No ano de 2012, o grupo cresceu e resolveu continuar o trabalho com autores contemporâneos: A Dama Mijona - texto bastante crítico do equatoriano José Martinez Queirollo, que contou com 21 atores/atrizes em cena, antigos e novos e estreou em 01 de setembro. No mesmo período foi finalizada uma proposta iniciada em 2011, um espetáculo infanto-juvenil: Bruxas de Ricardo Leitte que estreou no mês de maio. Ambos superaram as expectativas.

No ano de 2013, com o grupo Arte em Cena mais maduro e crítico, surgiu a necessidade por parte dos integrantes, da criação de um texto próprio. Desta forma surgiu Maçãs Boas Fora do Eixo, um espetáculo musical contemporâneo, de criação coletiva, que envolve drama, humor, música e dança em busca da liberdade. Maçãs Boas Fora do Eixo estreou no dia 07 de setembro, surpreendendo o público. Tamanho foi o sucesso deste espetáculo em 2013 que em 2014, continuou temporada, enquanto a nova montagem era preparada: No Natal a gente Vem Te Buscar de Naum Alves de Souza, uma sensível tragicomédia, diferente de tudo que o grupo já fez e que pretende, mais uma vez, surpreender, agradar  e principalmente, tocar o público.

 Buscando novas aprendizagens, trocas de experiências entre os jovens participantes desse projeto, desde 2010 o grupo foi inscrito em festivais estudantis. Nestes cinco anos (2010, 2011, 2012, 2013, 2014) o Grupo Arte em Cena participou de festivais em Sorocaba, Sumaré, Bauru, Pindamonhangaba, Quadra; todos os espetáculos apresentados alcançaram grande sucesso de público e crítica e nas premiações aconteceu a coroação deste sucesso, ao todo cerca de 40 troféus, incluindo melhor espetáculo. Os prêmios não são o mais importante em todo esse processo, mas funcionam como uma forma de reconhecimento do trabalho e dedicação de todo o grupo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »