27/04/2021 às 09h52min - Atualizada em 27/04/2021 às 15h20min

Por que você não consegue emagrecer?

Restrição de alimentos, desequilíbrio emocional e exercícios inadequados são os principais erros para o não emagrecimento

SALA DA NOTÍCIA Redação
A fórmula parece fácil. Para emagrecer basta comer corretamente, fazer atividades físicas e o número desejado na balança aparece. Porém, muitas pessoas que utilizam essa regra não conseguem alcançar o emagrecimento idealizado. De acordo com a nutricionista Karol Fernandes, algumas informações e atitudes importantes não são consideradas para o sucesso desse processo.
"Iniciar uma nova rotina alimentar, sem o apoio de um profissional pode gerar interpretações erradas com relação a perda de peso. Para a maioria das pessoas, emagrecer significa restringir alimentos e isso é um engano”, esclarece.

A nutricionista explica que a falta de nutrientes, como por exemplo o carboidrato, faz o metabolismo interpretar como situação de risco e como forma de prevenção, o corpo passa a reservar energia, impedindo a perda de peso. “Além disso, eliminar determinados alimentos pode gerar crises compulsivas, como por exemplo as famosas beliscadas ou até mesmo a ingestão em grande quantidade”, ressalta Karol.

Outro erro comum é com relação ao tempo e tipo de exercício físico. O cenário ideal é contar com o acompanhamento de um profissional. Algumas pessoas acreditam que quanto maior é o tempo praticando uma atividade, maior será a perda de peso. “Isso é um erro bastante comum. É importante entender a necessidade de cada corpo, metabolismo, objetivo e assim traçar um plano de atividades aeróbicas e musculares”, destaca a especialista.

Cuidar do emocional pode ser fator determinante para alcançar o corpo desejado. “Muitas vezes a ansiedade, o cansaço, a depressão, alteram o comportamento alimentar. Na maioria das vezes guiando as refeições para pratos calóricos, ricos em gordura. É preciso cuidar da mente para que o corpo possa se beneficiar também”, complementa.

Karol Fernandes orienta sobre a importância de avaliar a saúde, buscando ajuda médica para um ckeck-up. “Algumas doenças, alterações hormonais, entre outros fatores, podem levar ao ganho de peso. Por isso é importante buscar ajuda profissional. O emagrecimento ocorre de dentro para fora”, conclui.

Para mais informações sobre nutrição e emagrecimento acesse @nutrikarolfernandes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »