26/04/2021 às 14h54min - Atualizada em 26/04/2021 às 22h20min

A vacinação contra a gripe tem impacto positivo na pandemia da Covid-19

Campanhas de vacinação nas empresas têm um papel importante na saúde das pessoas mesmo com a circulação do novo coronavírus

SALA DA NOTÍCIA Sandra Cunha
Dr. Ricardo Pacheco, médico e gestor em saúde
A vacinação contra a gripe tem impacto positivo na pandemia da Covid-19

Campanhas de vacinação nas empresas têm um papel importante na saúde das pessoas mesmo com a circulação do novo coronavírus

Que a vacinação contra a Influenza é um sucesso no Brasil, ninguém duvida. Mas qual é o papel desse imunizante em tempos de pandemia com um número absurdo de contaminados e de mortos pela Covid-19? Essa é uma questão recorrente, e o mundo do trabalho traz subsídios importantes para elucidar essas dúvidas.
Há muito tempo empresas brasileiras realizam campanhas internas para vacinar seus colaboradores e assim evitar que o vírus da gripe se espalhe. Essa vacinação corporativa, contribui e muito para reduzir o absenteísmo, manter a produtividade e evitar o consumo de medicamentos. A um baixo custo, a vacina tem eficácia comprovada em até 90% dos casos, além de ser percebida pelos colaboradores como um benefício ofertado pela empresa.
Para Ricardo Pacheco, médico, gestor em saúde, presidente da ABRESST (Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho) e diretor da OnCare Saúde explica que nesse ano, a vacinação contra a gripe ganha uma nova perspectiva, a de resguardar a população de doenças que possam impactar o sistema imunológico. A vacinação é essencial para blindar o organismo contra agentes infecciosos e bacterianos. Em tempos de uma crise pandêmica, como ocorre atualmente com a Covid-19, uma campanha como a de prevenção contra a gripe não só diminui a incidência de casos de Influenza, como também facilita no diagnóstico preciso para o Coronavírus”, ressalta. 
De acordo com o médico, nesse momento complexo para a área da saúde no País, e somada à chegada do inverno, a vacinação contra a gripe se mostra essencial para evitar a sobrecarga dos hospitais. “A imunização contra Influenza, em especial, tem grande eficácia e é considerada uma estratégia de alto impacto, pois ajuda a combater indiretamente a pandemia”, destaca Pacheco.

Vacina contra a gripe facilita o diagnóstico do novo coronavírus e reduz as complicações da Covid-19

         As campanhas de vacinação contra a gripe, em toda a sociedade e nas empresas, trazem benefícios que vão além da imunização contra a Influenza.
         Segundo o médico e presidente da ABRESST, a aplicação de doses contra a gripe facilita o diagnóstico do novo vírus e reduz complicações. “Isso porque se um paciente apresentar sintomas compatíveis com infecção pelo coronavírus, mas também por Influenza, como febre, tosse e cansaço, e tiver tomado previamente a vacina da gripe, o diagnóstico de Covid-19 se torna mais assertivo. Outra razão para optar pela imunização é evitar que uma pessoa fique debilitada por um quadro anterior de gripe e seja ainda mais afetada com o coronavírus”.
A vacina contra a gripe é uma das mais seguras e eficientes no quesito da prevenção contra A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacina reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença relacionadas à influenza. Os idosos estão mais propícios a sofrer complicações e a vacinação ajuda a reduzir o número de hospitalizações.
De acordo com os dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), durante o inverno a produtividade cai 20% pela falta no trabalho causado pela gripe. Ainda segundo a entidade, isso pode representar uma queda de 50% na economia das empresas.
“A imunização é uma ferramenta para proteger os mais vulneráveis contra doenças respiratórias, que podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções. Por todos esses motivos, a vacinação se mostra, mais do que nunca, fundamental. A vacina contra gripe é segura e salva vidas!”, alerta Ricardo Pacheco.
A OnCare Saúde realiza campanhas de vacinação nas empresas, com total proteção e segurança.


Sobre a OnCare Saúde
A OnCare Saúde é uma plataforma de solução integrada de saúde, que oferece assessoria e consultoria, para empresas e para população em geral. Dentro dessa plataforma, de gerenciamento macro, está a assistência médica que também garante a assistência integral social e à saúde dos beneficiários e seus dependentes, com ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação, de forma a contribuir para o aprimoramento do sistema social e de saúde do Brasil.

Nesse momento de pandemia a OnCare Saúde tem adotado todas as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades em saúde, no Brasil e no mundo. Dessa forma, os atendimentos presenciais continuarão acontecendo por ordem de chegada, como ocorre normalmente. É exigido o uso de máscaras e ofertado álcool em gel para todo usuário que tenha que se deslocar até uma unidade.

A OnCare Saúde ainda adverte que os serviços digitais são amplos e estão disponíveis 24 horas por dia; e que o paciente só se dirija a uma unidade se realmente imprescindível.

Mais informações para a imprensa
Sandra Cunha, jornalista
Mtb 26.095

[email protected]
(11) 99694.8607 (whatsapp)



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »