20/04/2021 às 10h06min - Atualizada em 24/04/2021 às 22h20min

Amantes do vinho celebram o Dia Mundial do Malbec

Criado em 2011, o Malbec World Day, comemorado anualmente em 17 de abril, mostra a relevância dessa que é uma das uvas mais queridas entre os brasileiros

DINO
http://www.donapaula.com
Vinhedo de Alluvia


Apesar de ter sua origem na França, foi na Argentina que a uva Malbec melhor se desenvolveu e transformou o país vizinho em seu maior produtor mundial, onde a variedade adaptou-se melhor do que qualquer outra região do mundo? Se adaptou tão bem que se tornou na principal variedade argentina e conquistou de vez o paladar dos brasileiros. E é por esse e outros motivos que o Malbec ganhou um dia especial, o Malbec World Daý, comemorado anualmente em 17 de abril em todo o mundo.

A data, criada pela organização Wines of Argentina, celebra o desenvolvimento da uva mais emblemática do país e uma das principais protagonistas na transformação da vitinicultura em todo o território Argentina.

Somente em 2020, a importação de vinhos da uva Malbec no Brasil cresceu 42% em relação a 2019. A Argentina, principal exportadora deste tipo de uva no mundo, foi responsável por quase 90% das importações de Malbec no país, segundo dados divulgados recentemente pela Ideal Consulting. Já entre os vinhos tintos, o Malbec é o segundo preferido entre os brasileiros, atrás apenas do Cabernet Sauvignon, de acordo com a Wine Intelligence.

A vinícola Doña Paula, fundada em 1997 em Mendoza, na Argentina, e produtora de vinhos premium e, uma das principais vinícolas argentinas que importam para o país, observou um aumento de mais de 190% no volume de importação para o Brasil entre 2019 e 2020 com o lançamento no Brasil de produtos já reconhecidos no exterior como Los Cardos, Doña Paula Estate, o ícone da vinícola Seleccion de Bodega, entre outros rótulos.

"O Malbec da Argentina possui atributos que tornam ainda mais especial as refeições dos brasileiros. No Brasil, churrascos com carne bovina e porco são muito comuns e o Malbec vai muito bem com este tipo de preparo, pois tem aromas frutados que complementam os aromas da carne, fazendo uma harmonização perfeita", explicou o enólogo da vinícola Doña Paula, Martín Kaiser. A versão argentina da Malbec, por exemplo, possui uvas com cachos menores e densos, que resultam em frutos proporcionalmente menores.

Kaiser afirma ainda que cada região da Argentina possui características próprias e que isto amplia ainda mais a possibilidade de harmonizar o Malbec argentino com diferentes pratos tipicamente consumidos no Brasil, como por exemplo a feijoada. Além disso, os sabores variam de uma região para outra, tornando-os singulares e elevando a experiência gastronômica de quem os consome.

Dentro das celebrações, a Vinícola Doña Paula também firmou uma parceria com Cecilia Aldaz, sommelier dos restaurantes Oro (Rio de Janeiro) e Pipo (São Paulo), para a promoção do Dia Mundial do Malbec. A data, criada em 2011 pela Wines of Argentina, tem como objetivo celebrar a uva Malbec, uma das principais protagonistas na transformação da viticultura na Argentina.



Website: http://www.donapaula.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »